Pantanal estoca no solo 600 mil toneladas de carbono e estudo alerta para necessidade de preservação
Levantamento do MapBiomas mostra importância de preservar a cobertura de vegetação nativa dos biomas brasileiros
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dados inéditos MapBiomas reforçam a importância de preservar a cobertura de vegetação nativa dos biomas brasileiros, em especial na Mata Atlântica e no Pampa. No Pantanal, maior área úmida do planeta são armazenadas 0,6 Gt (gigatoneladas) de COS (carbono orgânico do solo).
Conforme o levantamento, em 2021, do total de 37 bilhões de toneladas de COS (carbono orgânico do solo) existentes no Brasil, 63% estão estocados em solos sob cobertura nativa estável (23,4 Gt COS). Apenas 3,7 Gt COS estão estocados em solos de áreas convertidas para uso antrópico desde 1985. Mais da metade (quase 20 Gt COS) fica na Amazônia.
Maior área úmida continental do planeta, em 2021 o Pantanal armazenava 0,6 Gt (gigatoneladas) de carbono orgânico do solo (COS). A maioria desse total (0,5 Gt COS) estava armazenada em áreas naturais e apenas 0,1 Gt COS estava armazenado em áreas antrópicas – zonas ocupadas pelo homem.
O levantamento mostra que a Formação Campestre apresenta o maior estoque médio de COS no Pantanal, com cerca de 38 toneladas por hectare (t/ha). Em áreas de pastagem, o estoque médio é de cerca de 28 t/ha.
Isso significa que o Pantanal possui uma quantidade significativa de carbono orgânico armazenado em seu solo, principalmente em áreas naturais. A preservação dessas áreas é importante para manter esse estoque de carbono e evitar a liberação de gases de efeito estufa na atmosfera.
Em termos absolutos, o Pantanal possui um estoque de carbono orgânico do solo
menor que outros biomas brasileiros, como a Amazônia (19,8 Gt COS em 2021), Cerrado (8,1 Gt COS em 2021) e Mata Atlântica (5,5 Gt COS em 2021). No entanto, é importante considerar que o Pantanal é menor em área do que os outros biomas.
Em relação ao estoque médio de COS por hectare, a Mata Atlântica e o Pampa se destacam com os maiores valores: média de 50 t/ha e 49 t/ha, respectivamente.
O Pantanal possui um estoque médio de COS de cerca de 38 t/ha na Formação Campestre, ou seja, embora o Pantanal possua um estoque absoluto menor de COS em comparação a outros biomas brasileiros, ele ainda possui uma quantidade significativa de carbono orgânico armazenado em seu solo por hectare.
Demais biomas de MS
Em 2021, a Mata Atlântica registrou um estoque de carbono no solo de 5,5 Gt COS. Desse total, as áreas naturais respondem por 2,1 Gt COS. As áreas antrópicas, armazenam 3,4 Gt COS. A diferença em comparação as áreas antropizadas mostram um alto grau de desmatamento do bioma.
Já o Cerrado, savana mais biodiversa do planeta e segundo maior bioma do país armazenava 8,1 Gt COS em 2021. Conforme o levantamento, 3,8 Gt COS nas áreas antrópicas e mais da metade (4,3 Gt COS) em áreas naturais. A Formação Savânica apresenta o maior estoque médio 39 t/ha.
Notícias mais lidas agora
- Pastor vira réu por receber R$ 1,6 mil para ‘tratamento milagroso’ em campo-grandense
- ONU acusa Paraguai pela morte de duas meninas durante operação militar em 2020
- VÍDEO: Capivara vai dar ‘rolê’ em piscina e precisa ser resgatada pela Polícia Militar Ambiental
- Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
Últimas Notícias
México recusa receber voo com imigrantes deportados dos EUA
México declarou que mantém uma relação ‘muito boa’ com os EUA
AGU prorroga consulta pública sobre moderação em plataformas digitais
Contribuições podem ser enviadas até a próxima segunda-feira (27)
Brasileiros já foram algemados outras vezes em voos de deportação dos EUA
Algema é uma determinação dos Estados Unidos em voos de deportação, independente do país de origem dos imigrantes
Cliente faz Pix errado e boleiro fica com R$ 900 em Campo Grande: ‘não enche meu saco’
Vítima alega iria fazer Pix para outra pessoa, que tem o mesmo nome do boleiro ao qual é cliente
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.