O que fazer? Mulher faz Pix de R$ 3,5 mil por engano para vaquinha de Bolsonaro e pede ajuda
Mulher transferiu dez vezes o valor que pretendia e pediu ajuda para recuperar o dinheiro; descubra se é possível desfazer um Pix
Thalya Godoy –
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Uma mulher identificada como Kailane e apoiadora do Jair Bolsonaro (PL) foi até as redes sociais fazer um apelo. A apoiadora fez um Pix errado e enviou dez vezes o valor que pretendia para a vaquinha do político que visa ajudá-lo a pagar as multas de processos contra o ex-presidente, que ao todo somam R$ 431 mil.
“Estou desesperada e preciso de ajuda sobre o problema com o pix. Hoje mais cedo fui fazer um pix de R$ 350 para a vaquinha do ex-presidente. O problema é que por descuido e sem óculos acabei colocando um zero a mais e foi R$ 3.500 reais. Por ser biometria eu não me atentei”, ela publicou nas redes sociais.
A mulher acrescenta que tentou ligar para o Banco do Brasil, mas não conseguiu solucionar o problema.
É possível desfazer um pix?
Não é possível desfazer um pix por meio do aplicativo de quem enviou o dinheiro. A pessoa que se arrependeu da transferência pode tentar entrar em contato com quem recebeu o valor e negociar a devolução.
Caso a chave seja o e-mail ou o celular, por exemplo, o contato fica mais simples. A área do Pix também conta com uma opção em que é possível selecionar a devolução de um valor recebido.
O Banco Central afirma que o cancelamento após a transação bancária “criaria uma situação de incerteza sobre o caráter definitivo do pagamento”.
Contudo, o Banco Central criou o MED (Mecanismo Especial de Devolução) para facilitar a devolução de Pix em que forem comprovadas fraudes ou falhas no sistema, como a duplicidade de uma transação.
Confira como pedir a devolução do Pix no MED:
- Registre o pedido de devolução na instituição em até 80 dias depois que o pix foi feito;
- O banco tem sete dias para analisar o caso;
- Se o caso for entendido como parte do MED, os recursos da conta do recebedor do Pix são bloqueados;
- Caso seja entendido que não foi fraude, o recebedor tem o dinheiro desbloqueado;
- Se for fraude, o dinheiro é devolvido integral ou parcialmente em até 96 horas;
- No caso de falhas no sistema, o prazo para devolução é de 24 horas.
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