Quem acredita no santo casamenteiro ou na renovação dos votos de fé amanheceu sob desafio de chuva e frio nesta manhã de terça-feira (13), dia de Santo Antônio, padroeiro de Campo Grande. A paróquia, no Centro da Capital, fez a tradicional entrega de bolos no sistema drive-thru. Entre os mais de 10 mil pedaços vendidos em potes, há 500 alianças que prometem trazer sorte aos apaixonados.
Desde a pandemia, o tradicional bolo de metro ficou no passado, pois a venda em potes segue regras sanitárias e higiênicas, conforme o padre Wagner de Souza. Mais de 10 mil potes foram vendidos com reversão de fundos para reforma da igreja. A distribuição começou às 7h e segue até as 13h desta terça para quem garantiu o ingresso antecipado.
“Nossa meta já foi batida com a graça de Deus. Aqui acolhemos as pessoas que já garantiram e se, houver necessidade, quem não conseguiu pegar pode garantir na Praça do Rádio. A pandemia mudou nossa tradição, mas que ainda se mantém na fé, pois o bolo simboliza isso. Para adaptar a entrega, nossos voluntários fizeram curso, se especializaram, a tradição continua mesmo que de forma diferente”, disse.
Quando iniciaram, havia cerca de 300 convites disponíveis para compra na hora e retirada no drive, entretanto, em menos de duas horas os bolos esgotaram. Segundo o padre, cura da paróquia, quase 200 devotos foram voluntários durante as comemorações.
“Se voluntariaram pessoas de várias idades, até crianças tínhamos que dizer que não precisava, mas na Praça, por exemplo, tinha senhora de 73 anos trabalhando pela graça. Na praça havia 120 pessoas trabalhando e aqui 90 distribuídas em três equipes”.
Célia Maria Lemos Pinheiro se amparou com o guarda-chuva e foi retirar o bolo de pote. “Faz três anos que sonho em comprar e não consigo porque é muito disputado. Hoje nem a chuva me desanimou. Eu casei nesta igreja há 43 anos, achar as alianças seria a renovação dos votos”.
Flávio Martins Flores conta que saiu cedo do bairro Tiradentes para comprar quatro bolos, para a esposa e filhos. “Sou casado há 35 anos, Deus abençoou meu casamento em todo tempo. Estou renovando os votos com a igreja e demostrando afeto a minha família”.
Pelo segundo ano seguido, Patrícia Jurandir e a família compraram antecipadamente para o dia do santo. “Não é só a expectativa de achar a aliança, mas votos, pela fé. Somos da paróquia do Guanandi, é longe e viemos mesmo no frio”.