Governo sanciona lei e 18 de abril passa a ser dia do artista visual em Mato Grosso do Sul

A data foi criada em homenagem aos artistas Izulina Gomes Xavier e Isaac de Oliveira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
secretaria Governo comissionados segov
Imagem ilustrativa, prédio da Segov-MS (Foto: Arquivo, Midiamax)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) sancionou a lei que institui o Dia Estadual do Artista Visual, em 18 de abril. A data foi criada em homenagem aos artistas Izulina Gomes Xavier e Isaac de Oliveira.

A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei Estadual nº 3.945, de 4 de agosto de 2010.

Isaac de Oliveira foi um artista plástico de renome internacional, que morreu em setembro de 2019. Descobriu a pintura ainda aos 4 anos. Do interior da Bahia, seguiu para São Paulo e, de lá, aportou em Campinas, onde se aprofundou na arte e adentrou na Escola Campinas de Belas Artes. Também fez carreira como ilustrador na área de publicidade. Migrou para Campo Grande em 1978, onde fincou raízes e consolidou a carreira.

Izulina Xavier foi uma artista plástica e escritora. A imagem do Cristo Rei do Pantanal, instalada no Morro do Cruzeiro, é uma das maiores obras da artista. Datada de 2004, é composta pela Via Crucis, com 72 escultura, no trajeto de subida ao local, representando as 14 estações da Via Sacra. Ela faleceu em novembro de 2022.