Governo Federal quer incluir aldeias indígenas de Dourados no programa Mais Médicos

Proposta foi anunciada durante visitas técnicas na Reserva Federal da cidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
População da reserva deve ser atendida pelo programa (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Depois de visitas de equipes da Secretaria de Atenção Primária e Secretaria de Saúde Indígena do Governo Federal a Dourados na última sexta-feira (16), a Reserva Indígena Federal de Dourados poderá ser incluída no programa Mais Médicos. A proposta surgiu após levantamento de informações sobre o atendimento de saúde nas aldeias.

Nésio Fernandes de Medeiro Junior, da Saps (Secretaria de Atenção Primária à Saúde) do Ministério da Saúde destacou que o Governo Federal quer fortalecer o atendimento público de saúde nas aldeias do país.  A projeção é que até o final de 2023, as definições nesse sentido aconteçam. 

“Temos por decisão do presidente Lula ter relançado o programa Mais Médico no Brasil, e em 120 dias de governo conseguimos preencher 100% das vagas disponíveis. Com a reformulação do programa com a medida provisória, vamos conseguir até o final do ano, resolver os problemas de provimento médico em toda a saúde indígena do país”, explicou Nésio.

Ainda segundo o representante do Governo Federal, os participantes do programa terão estímulo para atenderem nesses locais. “Com o novo programa, esses profissionais farão especialização, mestrado e terão incentivo para poder ficar quatro anos nos territórios e nós temos a expectativa de requalificar a Atenção Básica oferecida na saúde indígena”.

Conteúdos relacionados

mochila