Frio na madrugada e calor durante o dia; confira a previsão do tempo para o fim de semana em MS

Meteorologia alerta para baixa umidade relativa do ar em todo Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Kisie Ainoã – Jornal Midiamax)

O tempo estará estável em Mato Grosso do Sul durante o fim de semana, entretanto, com variação de temperatura ao longo do dia, que amanhece gelado e tem calor gradativo que pode chegar aos 34°C. A meteorologia indica que os moradores e visitantes tomem bastante água, já que os índices de umidade relativa continuam baixos.

A previsão para sexta-feira (19) será de sol e variação de nebulosidade devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, ou seja, uma intensa massa de ar que favorece o tempo seco no Estado, o que causa os baixos níveis da umidade do ar.

Nesse período, as amplitudes térmicas — diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima — seguem acentuadas, ou seja, a madrugada e manhã têm sensação de frio, mas o calor estará em elevação gradativa durante o dia.

As mínimas variam entre 12°C e 20°C, com menores índices ao sul e maiores na região pantaneira. A máxima varia de 26°C a 33°C, como em Coxim e Corumbá. O sol fica entre nuvens, com ventos atuando no quadrante leste com valores entre 30-50 km/h e localmente podem atingir valores acima de 50 km/h.

No sábado (20), o cenário não é diferente. A previsão indica elevação da temperatura na região pantaneira, bolsão e norte. Porto Murtinho, Corumbá, Aquidauana, Coxim e Três Lagoas devem registrar máximas entre 30°C e 34°C.

Já no domingo (21), há possibilidade de pancadas de chuvas bem isoladas no extremo sul durante a tarde ou noite. Essas instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade, aliado ao deslocamento de cavados.

Baixos índices de chuva

O monitoramento aponta que entre esta quinta-feira (18) e 26 de maio, são observados baixos acumulados de chuva, com valores de até 5mm.

“Esta situação meteorológica indica o período seco em Mato Grosso do Sul. Durante este período são observadas grandes amplitudes térmicas e, também, é comum ocorrer altas temperaturas e baixos valores de umidade relativa do ar, deixando o ambiente atmosférico em condições propícias para a ocorrência dos incêndios florestais”.

Conteúdos relacionados