Frio de 10°C marca sexta-feira gelada em Mato Grosso do Sul

Apesar dos termômetros despencarem em algumas cidades, previsão é de calor de 30ºC em outras

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
inmet
Céu de Campo Grande pela manhã (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Frio intenso foi registrado em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (12), com tempo instável entre regiões do Estado e variação de nebulosidade a sol. A queda de temperatura fez os termômetros marcarem 10°C no sul e a máxima de 30°C é esperada ao longo do dia em cidades da região norte.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a condição acontece por atuação de um sistema de alta pressão pós-frontal, ou seja, a massa de ar mais fria que favorece o tempo seco no Estado do Mato Grosso do Sul.

Devido às condições de céu limpo, as amplitudes térmicas – diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima – começam a ficar mais acentuadas, ou seja, aquela sensação de frio na madrugada/amanhecer com gradativa elevação durante o dia.

A previsão indica que nestes dias as temperaturas máximas estarão em gradativa elevação, com valores de até 31°C. As temperaturas mínimas previstas variam entre 9 e 11°C, porém podem ocorrer valores mais baixos de temperatura mínima e temperaturas máximas de até 26°C para a região sul. Para a região norte, é esperado mínimas entre 14 a 15°C, em Campo Grande, mínima entre 13 e 14° e máxima de 25°C.

Tempo seco

A recomendação é beber bastante líquido, pois a umidade relativa do ar cai entre 30 e 50%, principalmente nas regiões central e oeste do Estado. A condição prejudicial à saúde acontece pela atuação da massa de ar seco.
Os ventos atuam dos quadrantes sul e leste com valores de 30 a 50 km/h e localmente podem atingir valores acima de 50 km/h.

Conteúdos relacionados

Tucano em cima de carro
chuva