Famílias, fantasiados e gringos aproveitam bloco de Carnaval em Campo Grande

Festa segue até 23h neste sábado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

Famílias, crianças e foliões fantasiados já começam a se juntar na Esplanada Ferroviária para a festa de Carnaval do Cordão Valu. Dessa forma, as famílias chegaram cedo para que as crianças aproveitassem as primeiras horas do evento sem muito tumulto. Muita gente também preferiu se antecipar para pegar lugar perto do palco, bem como exibir suas fantasias. Além disso, até gringo aproveitou o dia para celebrar o primeiro Carnaval em Campo Grande.

A Catilene de Moraes Rocha, 38 anos, trabalha no comércio e aproveitou para ir com a família e amigos até a Esplanada nesta tarde para curtir com pequeno bloco Sábado Letivo – criado por professores.

“Esse é o primeiro dia que estou vindo, mas todos os anos eu participo. Nós montamos um bloco composto por vários professores chamado Sábado letivo. Eu trouxe meu filho, meus dois sobrinhos e um casal de amigos. Mas tem mais gente vindo”, celebra. Em clima de Carnaval, ela foi caracterizada de Flash Dance. “É colorido, alegre e relembra momentos bons! É maravilhoso estar de volta porque é renovador”, afirma.

Chamariz para jovens

Os jovens também aproveitaram a oportunidade para comparecer à folia. A estudante Maria Eduarda Gurgel, de 14 anos, estava acompanhada dos pais e da amiga para celebrar a data. Ela explica que é a primeira vez que está no Carnaval, mas que adora festa.

“Eu vou ficar bem perto do som porque eu amo música e vou dançar bastante para aproveitar com a minha amiga”. A família pretende ficar até umas 19h no local.

O William Carrapateira, de 38 anos, levou a sobrinha de 10 anos até o Cordão Valu neste sábado. Ele explica que ambos gostam de jogar um jogo inspirado na Peppa Pig. Assim surgiu a ideia da fantasia. “Porém ela é uma Peppa Pig assassina, por isso que ela tem um cajado”, brinca.

William Carrapateira (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

A Raquel Domingues, de 51 anos, foi com o marido e a filha de 13 anos. Ela se inspirou no estilo das melindrosas para escolher a vestimenta de hoje. A família leva a adolescente desde pequena aos Carnavais. “Estávamos esperando ansiosos por esse momento porque foram dois anos sem Carnaval, por isso a gente chegou cego. Para guardar lugar, curtir bastante, se extravasar e se alegrar”, afirma Domingues.

Raquel, marido e filha (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

Teve gringo fantasiado no rolê

Durante a visita na Esplanada, o Jornal Midiamax também conheceu um folião que veio diretamente do Peru para viver a primeira experiência carnavalesca no Brasil. Com a ajuda do seu acompanhante, Leandro Mendonça Barbosa, ele explicou como está sendo a festa.

“É o meu primeiro Carnaval e eu gosto muito dessa coisa sensual, divertida”, afirma o peruano Álvaro Vera. Já o seu amigo, Leandro, também apostou numa fantasia chamativa para a festa deste sábado.

“Minha fantasia está homenageando os estilos africanos, tanto pela roupa quanto pelo leopardo. É uma forma de homenagear nossas raízes”, explica.  

Álvaro está de preto e Leandro de verde (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

Shows no palco

O palco está montado próximo à Feira Central, entre a Avenida Calógeras e a Rua General Melo. Por isso, muitos foliões chegaram cedo para garantir lugar perto da música. O Rafael Siguiura, de 38 anos, afirma que nunca perdeu um Carnaval e decidiu estilizar o seu boné por conta própria em 2023.

Rafael Siguiura (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

“Eu já vim três vezes aqui. Eu amo Carnaval e quero ficar aqui até acabar. Meus amigos estão chegando e vou curtir com todo mundo”, comemora. Cláudia Calisto, de 49 anos, foi com as amigas até o Carnaval também.

“Cheguei cedo para garantir meu lugar porque hoje vai valer a pena. Eu gosto de Carnaval e esse ano, como passou a pandemia, eu fiquei animada”, afirma.

Expectativa de superar público de 2020

Jeferson Contar, marido de Silvana Valu – idealizadora do Cordão Valu –, afirma que é muito bom ver as pessoas de volta ao Carnaval. Esse ano, a expectativa é superar o público de 2020, quando houve o último carnaval antes da pandemia, que era de 40 mil pessoas.

“A gente está consolidando agora e espera ter esse entendimento do poder público do carnaval para Campo Grande”, explica.

Festa acaba às 23h

A festa do Cordão Valu encerra pontualmente às 23h, mas quem preferir pode curtir a festa Farofolia dentro da Loop Music Hall em seguida.

“Quando der 23h, todo mundo precisa fechar. Todos os bares fizeram acordo com a polícia de que fecharia todos. Então a partir das 23h não será mais vendida bebida na Esplanada”, comenta.

Com look já definido para esta tarde – amarelo que representa esperança – a expectativa é que a Esplanada Ferroviária fique lotada neste sábado. “Acho que vai ser lindo, muito bonito, muita gente colorida, fantasiada”, conclui Silvana Valu.

Conteúdos relacionados