Em premiação do MS Alfabetiza, governador diz que vai atrelar ICMS dos municípios à educação

O recurso é encaminhado para as escolas com melhor desempenho dos alunos e as piores, justamente para melhorar o acesso

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Dândara Genelhu/Midiamax)

O Governo do Estado entregou nesta quarta-feira (28) a premiação de escolas por meio do programa MS Alfabetiza. Entre as 800 escolas participantes, 30 foram premiadas com recursos que somam R$ 3,6 milhões e que vão contribuir para a educação.

Lançado em 2021, o programa busca ampliar a o acesso a alfabetização escolar em todo o Mato Grosso do Sul. O recurso é encaminhado para as escolas com melhor desempenho dos alunos e as piores, justamente para melhorar o acesso.

“A premiação é secundária, o principal é que a gente possa de fato avaliar com profundidade todos os estudantes da rede municipal e propor intervenções pedagógicas para melhorar o desempenho geral de alfabetização”, explica o secretário estadual de educação, Helio Queiroz Daher.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) esteve presente no evento e destacou que irá publicar um decreto que muda a destinação de recursos para a educação, como forma de ampliar o acesso à população.

“Vou publicar o decreto provavelmente na semana que vem. 10% dos 25% do ICMS aos municípios vai estar atrelado a educação. Vai gerar perdas, vai gerar ganhos. Não podendo conviver com os índices de analfabetismo, e para equacionar isso, precisamos de todos engajados”, destacou o governador.

Material escolar com cunho regional

Mais de 110 mil alunos vão receber exemplares da Coletânea MS Alfabetiza, material didático complementar construído com cunho regional. O material foi escrito por profissionais da secretaria de Educação de Estado.

“Foram quase três anos de escrita do material e é uma alegria ver que essa é uma política de estado e vai continuar”, afirma a diretora-presidente da Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), Cecília Motta.

O material também foi traduzido para quatro línguas indígenas o matéria de alfabetização.

Conteúdos relacionados

mochila