Em dia sem missa, celebração reúne católicos para reflexão sobre paixão e morte do Cristo

Sexta-feira santa faz parte do Tríduo Pascal, época mais importante do ano para os católicos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Igreja Perpétuo Socorro (Foto: Kísie Ainoã/Midiamax)

Sexta-feira santa é dia de luto para os católicos. No único dia do ano em que não é realizado missa, os fiéis se reúnem para uma celebração da Paixão do Senhor, onde são convidados a refletir sobre o mistério da Paixão e Morte do Cristo.

Nesta sexta-feira (07), o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou uma celebração às 15h, seguido da adoração do Cristo Morto e da Via Sacra Processional e Canto do Perdão.

A semana, que começou no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, é repleta de simbolismo e celebrações para os católicos. Dessa forma, às 19h da quinta-feira, o Tríduo Pascal começa com a celebração da Missa da Ceia do Senhor.

O Padre Reginaldo Padilha destaca que a sexta-feira santa é celebrado a Paixão de Jesus,. “Hoje a centralidade da celebração é a cruz, onde Jesus se entrega por amor e para a salvação de nós. Motivo de redenção, celebramos com alegria a experiência do senhor que, por amor, se da por cada um de nós”, explica.

A dona de casa Maria Helena, 57, diz que para ela hoje o dia é de “lembrar que Jesus morreu na cruz por nós”. Ela que atualmente é católica, afirma que sentiu o chamado para participar da celebração.

Confira a programação da Perpétuo Socorro

No Sábado Santo (8), o Santuário celebra a Vigília Pascal às 19h, esta é a principal celebração do Ano Litúrgico, na qual a partir da Celebração da Luz, das liturgias da Palavra, do Batismo e da Eucaristia, fazemos memória solene da Ressurreição do Redentor.

Semana Santa encerra com o Domingo de Páscoa, dia em que Jesus ressuscitou. Páscoa significa “passagem” da morte para a vida.

SÁBADO SANTO | 08/04
19h | Santa Missa da Vigília da Páscoa na Ressurreição do Senhor

DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR | 09/04
7h, 10h, 16h, 18h e 20h | Santa Missa
17h | Cantata de Páscoa

Conteúdos relacionados