Dourados terá orientações e serviços gratuitos para imigrantes neste domingo
Ação acontece das 13 às 17 horas no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
![](https://midiamax.uol.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Vacina-sala-PAM..jpg)
No próximo domingo (25) a Prefeitura de Dourados, por meio da CEI (Coordenadoria Especial da Imigração), realiza o projeto ‘Imigra Ação”. As atividades acontecem no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, no Jardim Água Boa.
Segundo informações da prefeitura, serão oferecidos de forma gratuita, serviços de saúde, assistência social, entrevistas de emprego, orientações entre outros voltados para os imigrantes residentes em Dourados.
Os participantes também serão agraciados com a apresentação da Orquestra da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que está programada para as 14 horas.
A ação acontece das 13h às 17h, em comemoração ao Dia do Imigrante e além das apresentações artísticas, terá vacinação contra Influenza e Covid-19, entrevistas de emprego do programa Jovem Aprendiz, doação de cobertores e palestras.
Os imigrantes recebem orientações sobre validação de diplomas internacionais, inserção de crianças e adolescentes nas escolas, ingresso em universidades e também sobre procedimentos relacionados a aquisição de casa própria no município.
No cronograma também estão previstas palestras sobre prevenção de acidentes de trabalho, direitos dos imigrantes, violência doméstica e contra a mulher, empreendedorismo e abertura do MEI.
De acordo com o coordenador da CEI, Jean Kenson Jolne, muitos dos imigrantes residentes em Dourados não possuem informações sobre seus direitos ou os serviços oferecidos na cidade, o que reforça a importância dessa iniciativa.
“Essa é uma grande oportunidade aos imigrantes para se informar de assuntos importantes, como a aquisição da casa própria, validação de diplomas internacionais, inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo. Esse evento é necessário para esclarecer e enriquecer o conhecimento dos imigrantes do município de Dourados”, ressalta.
O Imigra Ação é uma realização da Coordenadoria Especial de Imigração, em parceria com a Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Sems (Secretaria Municipal de Saúde), Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Delegacia da Mulher, Viva Mulher, Agehab, Senac, Sebrae, Funtrab, Ciee, Semed, Sed, Núcleo de Vigilância Sanitária, Defesa Civil e JBS.
Atualmente, mais de quatro mil imigrantes vivem em Dourados, com destaque para os venezuelanos, haitianos e paraguaios. Mas cidadãos de outras nações como Argentina, Colômbia, Marrocos e Senegal também estão cadastrados no órgão.
O escritório da Coordenadoria Especial dos Imigrantes está na rua João Rosa Góes, 395, antigo prédio da Prefeitura de Dourados, no Centro da cidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O contato pode ser realizado também através do e-mail: cai.semas.@dourados.ms.gov.br ou o telefone (67) 99855-4442.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Estúdio de yoga é pichado com palavra ‘morte’ e símbolo satânico em Paranaíba
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
Últimas Notícias
Estreia do Pantanal tem gol de Jean, mas jogo com o DAC termina empatado
Reforço badalado, volante que já defendeu a Seleção, mostrou bom preparo físico e marcou em sua estreia
Apostas feitas em MS ganham premiações parciais nas Loterias sorteadas neste sábado
Maioria das modalidades não tiveram vencedores dos prêmios máximos e acumularam para os próximos sorteios
Abstinência de Vitória Strada no BBB reacende alerta sobre os perigos do ‘vape’
Atriz revelou ter desenvolvido uma forte dependência de nicotina após o uso intensivo de cigarros eletrônicos
Homem afirma aplicar ‘disciplina do Santa Emília’ e agride com bastão de madeira
Vítima foi um homem de 29 anos do bairro São Conrado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.