A partir desta quarta-feira (5) e até o próximo domingo, Prefeitura de Dourados, por meio da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), disponibiliza para a população da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, o “Pesque e Leve”, no Parque Antenor Martins. A pescaria será liberada das 7h às 17h.

O prefeito Alan Guedes destaca que a iniciativa ocorre durante a Semana Santa, feriado religioso que incentiva a redução no consumo de carne vermelha. Porém, toda a população, independente da religião, pode participar sem nenhum custo.

“Fizemos o ‘Pesque e Leve’ no ano passado e foi um sucesso. Esse ano repetimos a ação, uma forma que encontramos para incentivar a população e facilitar o acesso ao pescado neste período, além de disponibilizar uma atividade gratuita para as famílias douradenses durante o feriado”, pontuou o prefeito.

Na quarta-feira (5), a pesca será exclusiva para pessoas com deficiência e idosos. Nos outros dias todos os públicos estão liberados. Lembrando que só é permitida uma linha na água por pescador, e é proibido qualquer outro apetrecho de pesca em desacordo com a legislação como: redes, tarrafas, ‘joão bobo’, espinhel, etc. 

O secretário de Agricultura Familiar, Ademar Roque Zanata, ressalta que este é um projeto desenvolvido pela Semaf, em que cada participante poderá levar até três unidades de peixe para cada, independente da espécie do pescado. “A pesca no lago terá horário para ser realizada e não poderá ser feita com outro material além da vara, portanto rede e tarrafas são proibidas. Serão cinco dias de pesca liberada, em que toda a população será bem-vinda”, explica Zanata.

Pescaria reúne amigos e fortalece união entre familiares (Foto: Marcos Morandi – Midiamax)

Nos dias do “Pesque e Leve” será proibida a comercialização de bebidas alcoólicas e o consumo no local.

Confira o regulamento do “Pesque e Leve”:

⦁ O pesque leve será realizado no parque Antenor Martins, no Bairro jardim Flórida, nesta cidade.

⦁ Só é permitida UMA LINHA NA ÁGUA POR PESCADOR, ou seja, apenas um equipamento de pesca por pessoa.

⦁ É proibido a utilização de qualquer outro apetrecho de pesca em desacordo com a legislação, como redes, tarrafas, joão bobo, espinhel, etc.

⦁ Fica proibida a alimentação com ceva, milhos, farelos, quireras, entre outros.

⦁ Poderão pescar, de acordo com cada categoria, qualquer pessoa acima de seis anos, independente de sexo, cor, religião, estado físico ou mental.

⦁ Crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsável.

⦁ Fica proibida a entrada de bebidas alcoólicas.

⦁ Fica autorizada a entrada de cadeiras, assentos, bebidas NÃO alcoólicas e alimentos.

⦁ A entrada dos participantes será exclusivamente pela rua José Roberto Teixeira

⦁ As categorias são: 

1. CATEGORIA PARA PESCA  INFANTIL

2. CATEGORIA PARA PESCA ADULTO

3. CATEGORIA IDOSOS

4. CATEGORIA  GERAL

⦁ As categorias 1, 2 e 3, terão prioridade sobre as demais, ficando reservado o dia 5 de abril de 2023 (quarta-feira), com início às 7h e término às 17h. 

⦁ A categoria 4, respeitando os itens anteriores, terá os dias 6, 7, 8 e 9 de abril de 2023, a partir das 7h até as 17h para liberação da pesca.

⦁ O peixe capturado pode ser levado para casa sem qualquer custo para o participante do “Pesque & Leve!”, tendo um limite de apenas três exemplares de peixe por pescador.

⦁ Fica proibida de veículos dentro do parque.

⦁ O usuário que descumprir as regras deste regulamento será retirado do local, e não poderá participar nos outros dias do evento.

⦁ Os participantes deverão recolher os lixos gerados durante o evento, acondicionando-os e depositando-os nos locais indicados.

⦁ Fica proibida qualquer tipo de aparelhagem sonora.

⦁ Qualquer confusão, animosidades e desentendimentos, os participantes envolvidos serão retirados do local.