Como ver a chuva de meteoros Perseidas em MS, que atinge seu pico neste fim de semana?
Perseidas é considerado como um dos eventos astronômicos mais espetaculares do ano
Fábio Oruê –
Um dos espetáculos astronômicos mais famosos durante o ano, a chuva de meteoros Perseidas terá o seu pico entre a noite do próximo sábado (12) e a madrugada de domingo (13). Felizardos os que estão no hemisfério norte e terão uma vista mais privilegiada.
Todos os anos nesta época, quando a Terra passa pela nuvem de poeira e detritos rochosos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, os fragmentos se tornam visíveis a olho nu. Em 2023, a janela de observação começou em 14 de julho e vai até o dia 1º de setembro. Porém, seu auge acontecerá neste final de semana.
O melhor horário para visualização está programado para ocorrer entre 21h e 22h45, em Mato Grosso do Sul. Esse ano, a ‘atração espacial’ ganhou um melhoria e o observador pode visualizar entre 40 a 50 meteoros por hora, conforme especialistas.
Isso porque neste ano, o pico coincidiu com a lua minguante e o céu estará naturalmente mais escuro. No ano passado, o fenômeno pegou a lua cheia, dificultando a observação.
Dicas para uma boa observação
Torça por um céu sem nuvens: Procure um lugar com pouca luz, como uma varanda ou quintal. Quanto menos poluição luminosa, mais chances de observar da chuva de meteoros. Por conta da falta de previsão de chuvas, as nuvens não devem ser um problema.
Fique confortável: Sente em uma cadeira (de preferência uma reclinável ou de praia), proteja-se do frio e não use o celular (para não se distrair, ter a visão ofuscada pela claridade da tela e para o olho se acostumar ao escuro) – e prepare um café para aguentar o pernoite.
Tenha paciência: Nossos olhos demoram cerca de 20 minutos para se acostumar com a baixa luminosidade e a diferenciar o brilho dos diferentes corpos celestes (estrelas, planetas, meteoros).
Um software de observação dos céus: Stellarium, Star Walk, Star Chart, Sky Safari ou SkyView podem te ajudar a encontrar a constelação e observar a chuva de meteoros. Vale ressaltar que o uso do celular é só para saber em que direção olhar.
Observe atentamente e espere pelos meteoros: O melhor momento de observação é partir das 21h, mas meteoros poderão ser vistos também durante a madrugada de domingo.
Se não der certo hoje: Observe também nos próximos dias. A chuva continua ativa até o começo de setembro, com cada vez menos meteoros. Até segunda-feira, ainda estará bem intensa.
Câmera em modo de longa exposição: Nesse modo é possível fazer belas imagens dos rastros dos meteoros, mas deixe-a longe de você fazendo seu trabalho, sente na cadeira e curta o espetáculo dos céus.
E ainda, faça um pedido: A cada “estrela cadente” vista, como manda a tradição. Prepara a lista de pedidos já que, com sorte, será possível ver muitas ‘estrelinhas’ surgindo no céu.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.