Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com redução de mortes no trânsito, Campanha Maio Amarelo tem início em Campo Grande

campanha é realizada pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), em parceria com o GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito) e diversas outras entidades
Guilherme Cavalcante -
Maio Amarelo
Abordagem educativa na abertura do Maio Amarelo | Foto: Karine Matos | Prefeitura de Campo Grande | Divulgação

Teve início nesta terça-feira (2) a campanha , alusivo à segurança no trânsito, em . Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha começou com blitz educativa em frente à Câmara Municipal de Campo Grande, onde os realizadores da participaram, na sequência, de uma solenidade.

A campanha é realizada pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), em parceria com o GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito) e diversas outras entidades, como PM (Polícia Militar), GCM (Guarda Civil Metropolitana), Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), PRF (Polícia Rodoviária Federal), e outros.

A campanha contará, ao longo do mês de maio, com uma série de palestras e apresentações teatrais em escolas municipais, unidades de saúde, igrejas e outros espaços públicos e privados a fim de chamar a atenção da população sobre a segurança viária, em ação que é realizada mundialmente.

“Esse movimento é de caráter internacional e em 2023 completa-se 10 anos de campanha, com objetivo de que a população seja corresponsável por um trânsito mais seguro. Um tráfego organizado não se faz somente com agentes institucionais e educadores do setor. É importante que a população seja estimulada a pensar que ela também faz parte dessa rede de autocuidado, e que assim, o trânsito se torne mais seguro”, explica Ivanise Rotta, gerente de Educação no Trânsito da Agetran.

Meta em 10 anos

Rotta detalhou, ainda, que em maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) convocou todos os países a darem início aos trabalhos e campanhas a fim de reduzir, em uma década, até 50% do número de mortes por causa do trânsito. Segundo Ivanise Rotta, Campo Grande avançou significativamente com redução em 46% do número de vítimas de trânsito no período de 2011 a 2020.

“Temos que levar em consideração que no mesmo período, houve aumento no número de habitantes e da frota em Campo Grande, então, ainda assim reduzir em quase 50% o número de vítimas no trânsito, é um grande avanço, sim, do qual levamos muito em consideração os resultados de nossas campanhas e ações conjuntas de conscientização com toda a comunidade”, completa a gerente de Educação no Trânsito da Agetran.

Para o diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno, as ações de conscientização são muito importantes para exercer no cidadão atos de reflexão para a cidadania. Janine ainda acrescenta que a manutenção da infraestrutura de ruas e vias são primordiais para complementar a segurança no trânsito.

“Estamos trabalhando sempre com nossas engenharias, reformulando constantemente as rotatórias para descongestionar o trânsito e fazendo implantações de sinalizações verticais e horizontais, redutores de velocidade e toda uma infraestrutura que garanta a segurança dos munícipes”.

(Com informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados