Com quase 300 cirurgias de catarata, Dourados quer zerar fila de espera
Segundo a prefeitura, mais 612 intervenções já estão agendadas no Programa Fila Zero
Marcos Morandi –
Por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e através de convênio com a Funpema (Fundação Cardiogeriátrica), a prefeitura de Dourados zerar a fila de espera de cirurgias de cataratas. A ação faz parte do Programa Fila Zero.
Nesta sexta-feira (4)o prefeito Alan Guedes (PP) visitou a Fundação. “Esse convênio com a Funpema tem o principal objetivo de zerar a fila de espera das cirurgias de catarata. Foram realizadas 298 cirurgias e temos 612 agendadas e destas 190 os pacientes já realizaram a biometria e estão prontos para operar”, explica o prefeito.
Segundo ele, desde 2015, a Prefeitura não ofertava essa cirurgia para os moradores da cidade e região. Dados da Funpema também mostram que 9.800 exames laboratoriais, 300 sessões de fisioterapia, 150 eletrocardiograma, 30 exames de Mapa, 150 consultas de cardiologia, ortopedia e oftalmologia, ainda 150 ecocardiogramas (adultos e infantis) e 58 dopplers de membros e carótida.
“Hoje, o convênio com a prefeitura é utilizado no custeio dos atendimentos. No caso das cirurgias de catarata estão direcionadas somente para os douradenses, os outros serviços estão disponíveis para toda a macrorregião”, explica o secretário executivo da Funpema, Mauro Tomazine.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.