Com mais previsão de chuva, cidades de MS já registram mais de 80% do esperado para fevereiro

Ainda nos primeiros dias do mês, em Três Lagoas choveu 92% do esperado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva
(Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Os primeiros dias de fevereiro continuam chuvosos e podem ultrapassar o que era esperado para todo mês, se aproximam da média histórica em cidades de Mato Grosso do Sul. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) divulgou nesta quinta-feira (9) os níveis de precipitação acumulada entre 1º e 8 deste mês.

Em Três Lagoas, choveu 92% do esperado para fevereiro, a média histórica é de 168,7 mm, e já registra 155,4 mm; em Costa Rica foram pontuados 53% do que era previsto, a média histórica é de 233,9 mm e soma 138,4 mm; Bela Vista choveu 86% do esperado, com margem histórica de 147,0 mm e, até o momento, registra 126,4 mm.

cemtec
Volume esperado para o mês (Foto: Cemtec)

Mais chuva

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de chuvas intensas, de nível laranja e amarelo, para todo Estado nesta quinta-feira e segue até a manhã de sexta-feira (10). A previsão indica risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta mais intenso é de atenção para volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Cidades no aviso laranja: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Com grau de severidade de perigo em potencial, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos de 40 a 60 km/h. É mais baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Cidades no aviso amarelo: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Douradina, Dourados, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia e Vicentina.

Conteúdos relacionados