Um feriado no meio da semana vai encurtar os dias úteis da população na quarta-feira (15), feriado nacional do Dia da Proclamação da República. O dia vai alterar o expediente dos estabelecimentos e repartições públicas.

Então, se programe para fazer o necessário nesta terça-feira (14) e confira o que abre e o que fecha durante o feriado:

Órgãos públicos

Por ser feriado nacional, as repartições públicas da Prefeitura de Campo Grande e do Governo do Estado folgam na quarta-feira. Apenas não se aplicam os serviços de emergência.

Shopping

O Pátio Central abrirá das 9h às 16h apenas na quarta-feira. Os demais dias da semana seguem com seu horário normal. Já os shoppings Norte Sul Plaza, Campo Grande e Bosque dos Ipês funcionam normalmente.

Detran-MS

As agências do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) não estarão disponíveis na quarta-feira, seguindo o calendário do Governo do Estado. Portanto, os usuários podem utilizar o atendimento on-line do Meu Detran.

Comércio

O comércio de Campo Grande está autorizado a abrir no feriado nacional mediante o cumprimento de algumas normas estabelecidas em Convenção Coletiva de Trabalho. Cada estabelecimento decide se funciona ou não.

Judiciário

Conforme o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), as comarcas não terão atendimento apenas no feriado. Funcionará apenas o plantão do judiciário. Neste link, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Mercado

Os supermercados de Campo Grande poderão abrir normalmente, concedendo a respectiva folga compensatória aos trabalhadores.

Unidades de Saúde

As unidades de urgência e emergência (UPAs e CRSs) funcionam de maneira ininterrupta e somente as unidades básicas e de saúde da família referenciadas para vacinação abrirão.

Ônibus

Os ônibus do Consórcio Guaicurus, que operam o transporte público em Campo Grande, vão operar em regime de plano especial durante o feriado. Conforme a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), as linhas 054, 080, 081, 515 e 522 irão operar com plano funcional de sábados (60% da frota) e as demais linhas com plano de domingo e feriado (43% neste feriado).