Pular para o conteúdo
Cotidiano

Não encoste em aves mortas: Agência alerta população de MS após casos de gripe aviária no país

Caso a população encontre uma ave morta, pode acionar a Iagro para fazer os procedimentos corretos.
Priscilla Peres -
(Foto: Divulgação Iagro)

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou um caso de gripe aviária em um pato, em Minas Gerais. Este é o primeiro caso da doença no estado mineiro, mas já são 19 confirmações de em animais silvestres no Brasil. Em não há casos confirmados da doença.

Diretor-presidente da MS, Daniel Ingold explica que não a doença não apresenta perigo para a população e o contágio se dá apenas pelo contato com animais mortos. Caso a população encontre uma ave morta, pode acionar a Iagro para fazer os procedimentos corretos.

“É necessário confiar na Iagro, procurar o órgão caso encontre algum caso anormal de mortalidade de aves. Estamos preparados para tratar casos suspeitos com toda a segurança, principalmente para a população”, conta.

A Iagro disponibiliza ainda o telefone (67) 99961-0265 para a população, caso encontre algum caso anormal de aves.

Reforço da segurança na fronteira

Mato Grosso do Sul está reforçando a segurança sanitária das fronteiras para evitar potenciais casos de gripe aviária, em decorrência do trânsito irregular de aves. A ação acontece em meio a uma declaração de estado de emergência zoossanitária em todo o Brasil por 180 dias.

 O vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil pode atingir o setor de avicultura.

O governo estadual também anunciou a criação de sistema de monitoramento contra gripe aviária em Mato Grosso do Sul.  Recentemente com a detecção de focos no Paraguai, barreiras de fiscalização foram montadas também nas cidades de Ponta Porã, e e tem acionado equipes para orientação da população sobre os riscos da gripe aviária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
porto murtinho

Corumbá e Porto Murtinho somam 4,5 milhões de toneladas exportadas via Rio Paraguai no primeiro semestre de 2025

Com munições em guarda-roupa, alvo é preso em ação do Gaeco contra grupo que tinha policial penal em MS 

PF deflagra nova fase de operação contra pornografia infantil em Naviraí

Prefeita Adriane Lopes

Confira: cinco bairros vão receber asfalto após ajuste fiscal de Adriane

Notícias mais lidas agora

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

Prefeita Adriane Lopes

Confira: cinco bairros vão receber asfalto após ajuste fiscal de Adriane

mpms segurança mp

“Para aventureiros”: MPMS homologa licitação de quase meio milhão questionada por concorrentes

Pesquisa aponta aumento da cesta básica em Dourados pelo sexto mês consecutivo

Últimas Notícias

Mundo

Lote de chocolate é recolhido nos EUA sob alerta de ‘risco de morte’

Produto continha ingrediente que não constava no rótulo

Política

LDO é aprovada e precisa de votação em redação final para ir à sanção

O Projeto de Lei 138/2025 trata do orçamento do Estado para o exercício de 2026

Esportes

Carlo Ancelotti, técnico da seleção brasileira, é condenado a um ano de prisão na Espanha

Italiano foi condenado por fraude fiscal em relação a impostos não pagos em 2014

MidiaMAIS

MidiaMAIS viu: Jurassic World é escolha certa para crianças, mas dinossauros mutantes não agradam quem é fã

Sétimo filme Jurassic está em cartaz em todos os cinemas de Campo Grande