Clima de deserto: todas as cidades de MS tem alerta de baixa umidade do ar neste sábado

Recomendação é que pessoas tomem muito líquido e evitem exposição ao sol

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
MS deve ter sábado quente e seco. (Marcos Erminio, Midiamax)

Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob dois alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para baixa umidade do ar, neste sábado (05). Os alertas abrangem estados em todas as regiões do Brasil.

O aviso mais severo está previsto para encerrar às 17h30 (horário de MS) e prevê umidade relativa do ar entre 20% e 12%, índice semelhante ao de deserto. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), patamar ideal é entre 50-60%. 

O Inmet alerta para risco de incêndios florestais e prejuízos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. 

A recomendação é que as pessoas bebam bastante líquido, hidratem a pele, umidifiquem o ambiente e evitem exposição ao sol em horários mais quentes. Atividades físicas não são recomendadas.

Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O segundo alerta do Inmet encerra mais tarde, às 19h30 deste sábado. Contudo, a umidade do ar deve continuar baixa, variando entre 20% e 30%. 

A previsão para Campo Grande é de mínima de 20°C e máxima de 33°C. Já em Corumbá, a temperatura pode variar ao longo do dia entre 19°C e 37°C.

Conteúdos relacionados

IFMS