As águas de março seguem fechando o verão e são praticamente diárias em Campo Grande. Com acima da média desde janeiro, até as flores abriram mais cedo. Estamos falando das paineiras, que todos os anos encantam quem passa pela avenida Ricardo Brandão e tornam o local o mais ‘Instagramável’ do momento na cidade.

Apesar de ainda estar em fase inicial da florada, já é possível admirar a beleza das flores na paisagem da cidade. Por lá, o cinza das ruas perde intensidade diante da cor rosa das paineiras localizadas principalmente nas avenidas Ricardo Brandão e Ernesto Geisel.

O biólogo José Milton Longo explica que a florada está um pouco adiantada, devido às chuvas, mas dentro da janela de floração. Geralmente as paineiras florescem no fim de março e seguem com flores até maio, para dar “a vez” dos Ipês brilharem.

“A espécie floresce no verão e outono, geralmente perdem as folhas e investem a na reprodução, com florescimento. Os estímulos do final do verão, como intensidade de luz e temperatura, são variáveis importantes que atuam nas respostas fisiológicas das plantas”, explica o biólogo.

Paisagem que enche os olhos

Quem passa diariamente pela avenida Ricardo Brandão já notou as flores das paineiras. “Acho legal por que fica tudo florido, traz alegria. Eu acho que muda a rotina sim, as flores trazem calmaria e o colorido nos dão muita alegria”, diz a diarista Mônica Delmaschio, 50.

Outra trabalhadora da região, Joana Marques, 55, afirma que sempre nessa época repara nas pessoas admirando as flores. “Eu trabalho aqui há nove anos, as pessoas admiram, tiram fotos, você vê as pessoas paradas e tirando fotos. Deveriam ter mais flores assim pela cidade”, conta.

Morador da região, Cesar Augusto, 59, diz que percebe quando floresce, “deixa um ar mais ”.

Encosta do córrego florido (Foto: Kísie Ainoã/Jornal Midiamax)

Saiba Mais