Após fortes chuvas, Amambai tem queda de árvores, corte de energia e destelhamento de casas
Defesa Civil ainda realiza levantamento dos estragos na cidade
Thalya Godoy –
Amambai, distante a 351 km de Campo Grande, sofreu com um forte temporal na última sexta-feira (18), que levou à queda de galhos de árvores, destelhamento de construções e cortes de energia devido ao rompimento de cabos da rede elétrica.
Dados do Cemtec MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) apontam que as rajadas de vento na cidade, na sexta-feira, chegaram a 53 quilômetros por hora, enquanto a vizinha Aral Moreira, 376 km de Campo Grande, registrou o recorde estadual com 93 quilômetros por hora.
Contudo, o meteorologista do Cemtec, Vinicius Sperling, explica que há possibilidade que as rajadas foram maiores em Amambai porque a estação fica distante da cidade, em área rural, e mais próxima à Aral Moreira.
“Essas duas estações não são muito longe, então com certeza nesse meio caminho passou esse vendaval, não passou em cheio em Amambai, mas com certeza foi maior do que o registrado na estação […] como foi na região e a estação de Aral Moreira também é próximo com certeza a gente estima que chegou a 80 e 90 km por hora em Amambai devido a rajada não ter pego na estação”, ele explica.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Amambai, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e a Defesa Civil realizam levantamento dos estragos e contenção dos danos. O trânsito em algumas ruas já foi restabelecido com a retirada de galhos e árvores.
A Defesa Civil informou nesta manhã que ainda faz o levantamento dos danos e que devem visitar aldeias indígenas para verificar a situação.
De acordo com o Inmet, a previsão para este sábado é de temperaturas entre 16ºC e 25ºC. A cidade está sob alerta de tempestade, com possibilidade de chuvas de até 50 milímetros por dia, ventos entre 40 e 60 km/h e queda de granizo.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.