Após abaixo-assinado, ambientalista recorre à ministra contra desmatamento no Pantanal
Fazendeiros querem abrir pasto no Pantanal para criar gado
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após organizar abaixo-assinado contra desmatamento no Pantanal de Corumbá, médico ambientalista decidiu recorrer à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para tentar impedir a abertura de pasto em mais de 11 mil hectares da Fazenda Santa Maria.
Em ofício encaminhado ao Ministério no último dia 14, o médico Ronaldo de Souza Costa, pontua recentes perdas com as queimadas na área pantaneira, sobretudo em 2020, quando o bioma teve 4,5 milhões de hectares destruídos pelo fogo.
No documento, o ambientalista classifica como catastrófico pedido da fazenda feito ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para 11.064,8107 hectares de pastagem para criação de 15.040 vacas e produção de 10.530 bezerros, capacidade a ser atingida na safra 2023/2024.
“Pode haver legalidade processual, mas não é legítimo, nem é humano, nem é compatível com responsabilidade climática, nem com responsabilidade ambiental, nem de compromisso com a vida”, considerou o médico.
No dia 15 de março deste ano, o pedido foi alvo de audiência pública realizada em Corumbá. Na ocasião, foi apresentado estudo de impacto ambiental com a autorização da retirada da mata.
Entre os aspectos positivos, o levantamento apontou aumento da geração de renda e valorização das terras, no entanto, indicou aspectos negativos como a eliminação da cobertura vegetal, emissão de poeira e gases, emissão de resíduos sólidos, emissão de ruídos e vibrações e tráfego de veículos.
O pedido de licença ambiental feito ao Governo do Estado está sob análise do Imasul. “Esperamos que a ministra se posicione a favor da defesa da vida no Pantanal em Mato Grosso do Sul, contra a destruição da vegetação nativa na Fazenda Santa Maria”, finaliza ofício encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.