VÍDEO: Meteoro? Rastro no céu chama atenção de moradores em Campo Grande

De acordo com o Clube de Astronomia, rastro é resultado de nuvem de gelo formada com a passagem de aviões
| 08/02/2022
- 19:48
Imagens foram capturadas às 5h30 da manhã de hoje próximo à região do aeroporto.
Imagens foram capturadas às 5h30 da manhã de hoje próximo à região do aeroporto. - Fala povo / Midiamax

Imagens semelhantes a um "meteoro" no céu surpreenderam campo-grandense na manhã desta terça-feira (8). A técnica em Gelmina Winck compartilhou com o Jornal Midiamax imagens inusitadas do céu de Campo Grande na Avenida Tamer Gelelaite, região próxima à estação da Energisa. 

Gelmina Winck relata que avistou a imagem às 5h30 da manhã de hoje. "Estava a caminho do meu trabalho, com meu filho e ele avistou algo no céu e eu filmei", detalha.

Confira as imagens:

De acordo com o Clube de Carl Sagan, trata-se de um rastro deixado por aviões, fenômeno chamado de Contrail. "Nós analisamos e debatemos e chegamos a conclusão de que pela imagem parece ser 'rastros' deixados por um avião, se chama Contrail, visto que é na região da cabeceira da pista do aeroporto", destaca o clube. 

O clube também esclarece que o fenômeno é relativamente comum. O astrônomo Henrique Amaral explica que o Contrail depende das condições atmosféricas de temperatura e umidade. "Os gases da exaustão dos motores podem fornecer a energia necessária para que o vapor de água na atmosfera em volta do avião se condense e forme cristais de gelo em torno das partículas de fuligem produzidas pela combustão que acontece nos motores. Os gases de exaustão também contêm vapor de água que podem contribuir para a formação dessa nuvem de gelo que vai se formando conforme o avião passa", descreve. 

Conforme o astrônomo, a madrugada desta terça-feira (8) estava relativamente úmida, o que favoreceu para a formação dos rastros. 

Veja também

As vagas podem ser preenchidas de forma online ou presencial

Últimas notícias