Vídeo: Morador lança água de pia em rua e cria ‘esgoto a céu abeto’ no bairro Los Angeles
Lei municipal proíbe o descarte de água servida em vias públicas
Ranziel Oliveira –
Um morador de Campo Grande tem tirado o sossego de vizinhos na rua Marquês de Barbacena, no bairro Los Angeles. Ele estaria soltando água de pia na via pública e trazendo transtornos aos moradores, devido à presença rotineira da lama com restos de comida e que exala um forte odor, atraindo animais peçonhentos e transmissores de doenças.
Uma moradora — que preferiu não se identificar — informou que os vizinhos fizeram uma varanda com uma pia de cozinha nos fundos do quintal, e estariam lançando a água servida diretamente nas ruas.
“Há cerca de três meses eles ligaram a saída do encanamento da pia para rua, e nós somos obrigados a conviver com esse brejo na porta de casa. Acumula na frente das casas e fica uma água podre, como mau cheiro e resto de comida”, disse ela.
A moradora relata que a situação fica ainda mais grave, pois a água suja têm atraído insetos e outros animais. “Isso está atraindo sapos, cobras-cegas, escorpiões e pombas, meu quintal é limpo e isso não aparecia em casa a três meses atrás”, explicou.
Por fim, ela desabafa que já conversou educadamente com os responsáveis, mas não houve solução para o problema. “Já conversei com eles para ver o que podiam fazer, mais não adiantou”, finalizou.
O que diz a lei municipal
A Lei Complementar nº 209, de 27/12/2012, institui o Código Municipal de Resíduos Sólidos e disciplina a limpeza urbana, seu manejo e seus serviços, dispondo ainda sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
Consiste em atos lesivos à limpeza pública: “Descarregar ou vazar águas servidas de qualquer natureza em passeios, vias ou logradouros públicos”, conforme o artigo 77, inciso V do código.
WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax
O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.