A semana conta com o feriado de Dia de Finados, que neste ano cairá na quarta-feira (2). Com o dia,  muitas pessoas ficam em dúvida do que vai funcionar normalmente e o que não vai ter expediente.

Confira o que abre e o que vai fechar na semana e programe-se:

Prefeitura e Governo do Estado

As repartições da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado não funcionarão na quarta-feira (2). As UPAs seguem com atendimento 24 horas e a coleta de lixo será mantida, informou a prefeitura.

Comércio

O comércio de Campo Grande não abrirá as portas no feriado do Dia de Finados, na quarta-feira (02), conforme lei municipal complementar nº 81/2006. Já no dia 15 de novembro, feriado nacional de Proclamação da República, os estabelecimentos podem abrir as portas mediante o cumprimento de algumas normas, conforme estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindivarejo Campo Grande, afiliado da Fecomércio-MS, e o Sindicato dos Empregados no Comércio.

Os empresários que irão abrir seus empreendimentos precisam compensar o empregado pelo dia trabalhado com uma folga, a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias. As empresas também devem informar em até cinco dias antes ao sindicato laboral, por escrito e com pagamento de R$ 18,00 por empregado, ficando isento quanto aos empregados e empresas contribuintes aos sindicatos.

“Os empregados contribuintes ao sindicato laboral terão direito ainda a uma indenização no valor de 7% do valor do piso salarial, que será paga até o final do expediente, além da remuneração de eventuais despesas com refeição”, explica o gerente sindical da Fecomércio-MS, Fernando Camilo. O horário de trabalho será das 9h às 18h, exceto para lojas dos shoppings, com intervalo mínimo intrajornada de uma hora.

Supermercados

A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) informou que, no feriado de Finados, na quarta-feira (2) as empresas do setor poderão abrir normalmente, em Campo Grande.

A entidade reforça que as empresas que optarem pelo funcionamento no feriado deverão garantir a concessão da respectiva folga compensatória dos trabalhadores. Tal orientação é prevista no Decreto nº 10.854/2021 e na Portaria MTP nº 671, que reconhece o setor varejista de supermercados e hipermercados no rol de atividades autorizadas a funcionar permanentemente aos domingos e feriados civis e religiosos.

Shoppings

Shopping Bosque dos Ipês: O shopping informou que funciona normalmente nesta segunda-feira e terça. Na quarta-feira (2), haverá modificação de horário de funcionamento. Confira:
• Lojas (satélites, âncoras e quiosques): Fechadas;
• Lojas e quiosques de alimentação: 10h às 21h;
• Cinema – Conforme programação;
• Detran e Fácil: Fechados.

Shopping Campo Grande: As lojas e âncoras estarão fechadas na quarta-feira (2). Já o setor de alimentação e lazer (cinema), funcionam das 10h às 22h.

Shopping Norte Sul Plaza: Na quarta-feira (2) as lojas e quiosques não abrem. Apenas funcionam a praça de alimentação e lazer, das 11h às 21h; Fort Atacadista das 7h às 21h; Farmácia das 12h às 20h; Academia das 8h às 17h.

Shopping Pátio Central: As atividades ocorrem normalmente no shopping do Centro, na segunda (31) e terça (1). Mas na quarta-feira (2), shopping não abrirá.

Bancos

Na segunda-feira (31) e terça-feira (1), os moradores que precisarem de atendimento podem procurar as agências no horário de atendimento normal. Mas na quarta-feira (2), feriado de Finados, agências fecham.

Correios

Na próxima quarta-feira (2), feriado nacional de Finados, não haverá expediente nas agências dos Correios. O atendimento será retomado na quinta-feira (3) às 8h.

No feriado, o atendimento de pós-vendas da Central de Atendimento dos Correios – CAC estará disponível por meio dos seguintes canais: 

Hemosul

Para quem vai doar sangue, o Hemosul de Campo Grande estará aberto na segunda-feira e terça-feira (31 e 1). Mas não funcionará na quarta-feira (2), feriado.

Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac Cepol

Rua Soldado-Policia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)

Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira)

Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)