Campo Grande começa aplicar Coronavac em crianças neste sábado
Após autorização da Anvisa, municípios aguardavam nota técnica do Ministério da Saúde, que já foi publicada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O município de Campo Grande começou, já na manhã deste sábado (22), a aplicação da CoronaVac em crianças de 6 a 17 anos, conforme autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dada nesta última quinta-feira (20). Os municípios aguardavam apenas uma nota técnica do Ministério da Saúde, já que a CoronaVac para crianças já havia sido incluída no PNI (Plano Nacional de Imunização) nesta sexta-feira (21). A nota foi divulgada ainda na sexta. As doses são destinadas apenas a crianças e adolescentes sem comorbidades.
A utilização da Coronvac na nova faixa etária antecede a previsão da SES (Secretária de Estado de Saúde), que informou ao Midiamax a possibilidade da aplicação começar nesta segunda-feira (24). “Estamos aguardando esta nota técnica, do Ministério da Saúde, para definir aplicação da Coronavac em crianças e também o resultado do debate ontem, que houve com a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. A princípio, a determinação foi para o uso de 6 a 17 anos”, ressaltou o secretário.
Mato Grosso do Sul tem população de 301.026 crianças com idades entre 5 e 11 anos. Deste público, 11.369 já receberam a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer. O Estado já recebeu dois lotes de doses, com 18,3 mil vacinas cada para a imunização dos menores, somando 36,6 mil doses. A expectativa é que a liberação acelere a imunização do grupo.
Vale lembrar que, de acordo com o aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as doses da Coronavac vacinarão pessoas com idades de 6 a 17 anos — crianças com 5 anos seguirão tomando o imunizante da Pfizer. A liberação da vacina para este público foi unânime, com todos os cinco diretores sendo favoráveis.
Coronavac para crianças e adolescentes
A Anvisa decidiu nesta quinta-feira (20) autorizar a aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, incluindo um veto ao uso em pessoas com baixa imunidade, os imunossuprimidos.
A Coronavac já é usada ou foi autorizada em crianças de diferentes faixas etárias em pelo menos seis países e em Hong Kong:
- Camboja: começou a vacinar crianças a partir dos 5 anos em novembro
- Chile: aprovada para crianças a partir dos 3 anos em setembro
- China: já começou a aplicar a vacina em crianças a partir dos 3 anos
- Colômbia: começou a aplicar a vacina em crianças de 3 a 11 anos em 31 de outubro
- Equador: aprovada para crianças de 5 a 11 anos em outubro
- Hong Kong: aprovada para crianças a partir dos 3 anos em novembro. A previsão era de que crianças a partir de 5 anos começassem a ser vacinadas nesta semana
- Indonésia: começou a aplicar a vacina em crianças de 6 a 11 anos em dezembro; já vacinava adolescentes de 12 a 17 anos
Notícias mais lidas agora
- Com 12 mulheres eleitas, mais que dobra número de prefeitas em Mato Grosso do Sul
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
- Justiça nega novo pedido de censura de Beto Pereira e confirma: denúncias do Detran-MS não são fake news
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Governo de MS contrata R$ 2,3 bilhões do BNDES para investir em rodovias
Os investimentos são para 540 km de pavimentação e 250 km de restauração de vias estaduais
Mãe de MC Ryan SP se pronuncia após filho agredir mulher: “Tomei medidas”
MC Ryan SP foi exposto por agredir Giovanna Roque, mãe de sua filha; agora, a mãe do funkeiro se pronunciou sobre a postura do herdeiro
Semana começa com calorão, mas frente fria e chuva aliviam altas temperaturas no feriado em MS
A previsão indica chuva em todas as regiões do estado, em diferentes intensidades
Prefeito é eleito em Olho d’Água do Borges (RN) com 1 voto de diferença
Antonimar recebeu 2.178 votos, um a mais que a candidata Laize Sales, do PP, que teve 2.177. O resultado percentual na cidade foi
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.