Vacinação contra febre aftosa atinge 99,73% do rebanho de MS

Estado deverá receber status de área livre de febre aftosa sem vacinação a partir de 2023

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
boi aftosa divulgação (1)
Imagem ilustrativa.

Com 11.722.450 bovinos e bubalinos vacinados, Mato Grosso do Sul atingiu o índice de 99,73% de imunização do rebanho contra a febre aftosa. A campanha de vacinação foi realizada de 1º a 30 de maio nas regiões do planalto e no Pantanal terminou no dia 15 de junho. Os dados são da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Excepcionalmente, neste ano as etapas foram invertidas, com todos os bovinos e bubalinos com até vinte e quatro meses de idade deveriam ser vacinados na primeira etapa (em maio), e todo o rebanho bovino, de mamando a caducando, na segunda etapa (em novembro).

O Estado terá status de área livre de febre aftosa sem vacinação a partir de 2023, ao concluir em novembro deste ano a última etapa para obter o título pelo Ministério da Agricultura.

De acordo com o último levantamento do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa), a campanha de imunização do rebanho bovino sul-mato-grossense deste ano será a última antes da certificação das autoridades sanitárias nacionais e internacionais.

Conteúdos relacionados