Último dia para regularizar título a tempo de votar nas eleições deste ano é tranquilo no TRE-MS

Neste último dia, o horário de atendimento será até às 19 horas.
| 04/05/2022
- 11:52
Último dia para regularizar título
Último dia para regularizar título é tranquilo no TRE-MS - (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

O último dia para regularizar o título eleitoral e votar nas eleições deste ano é tranquilo no TRE-MS (Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Na manhã desta quarta-feira (4), uma pequena fila se formava na porta do órgão e os atendimentos fluíam com rapidez.

A expectativa para o último dia, era de movimento intenso e que fossem superados os atendimentos da última terça-feira (3). O TRE-MS até colocou até cadeiras de plástico para dar conta da demanda esperada de eleitores, contudo nesta manhã, o movimento é bem tranquilo e com poucas pessoas esperando o atendimento no local. 

Conforme o TRE-MS, na terça-feira (3), foram atendidas quase 800 pessoas: foram distribuídas 643 senhas para atendimento e 136 atendimentos por agendamento. No Cijus (Centro Integrado da Justiça) foram atendidas 41 pessoas que compareceram sem agendamento e 36 com agendamento. 

“A expectativa era de um movimento maior, desde o período da manhã. Esperávamos fazer mais atendimentos do que ontem, mas está tranquilo até agora. Pode ser que à tarde tenhamos um movimento com mais eleitores”, explica Kenia Alves, chefe de cartório e supervisora na Central de Atendimento ao Eleitor nesta manhã. 

O prazo para o alistamento de eleitores e a realização de alterações no cadastro eleitoral – como atualização de endereço, inclusão de nome social e mudança de zona ou seção eleitoral, entre outros – encerra-se nesta quarta-feira (4).  

A jovem Daniele de Oliveira dos Santos, de 18 anos, vai votar pela primeira vez e foi procurar atendimento presencial, pois não conseguiu concluir o processo pela internet. Ela fez o agendamento e o atendimento foi rápido, segundo ela. “Tentei fazer pela internet e estava dando erro e não consegui concluir. Fiz o agendamento e hoje foi bem rápido. Gostei bastante”, diz Daniele. 

TRE ME 3 1 - Último dia para regularizar título a tempo de votar nas eleições deste ano é tranquilo no TRE-MS
Daniele fez agendamento e foi atendida rápido para tirar o título. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Já a diarista Vilma Soares Pereira, de 58 anos, foi transferir o título eleitoral de Santa Catarina, estado onde morou nos últimos anos, para Campo Grande. Por morar perto do TRE-MS, nem tentou fazer o procedimento pela internet. 

“Eu sou daqui, mas estava morando em Santa Catarina e agora tem que transferir o título para votar aqui. Como eu moro perto daqui, resolvi vir aqui, porque eu gosto de andar”, diz Vilma. 

TRE ME 4 1 - Último dia para regularizar título a tempo de votar nas eleições deste ano é tranquilo no TRE-MS
Por morar perto, Vilma decidiu ir pessoalmente transferir o título. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

A partir de quinta-feira (5), não serão mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da será fechado para as eleições de outubro. De acordo com o calendário eleitoral, o Tribunal divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022.

Como regularizar pela internet:

Alterações cadastrais como novos alistamentos podem ser feitos sem sair de casa, por meio da internet, num computador ou até mesmo num smartphone, acessando o Autoatendimento do Eleitor no Portal do TSE.

Antes de fazer a solicitação, é preciso fotografar a frente e o verso de um documento oficial com foto (pode ser o RG ou a CNH, por exemplo) e também um comprovante de residência recente, como uma ou luz, ou a fatura do celular ou do cartão de crédito. Além disso, é preciso tirar uma selfie segurando um documento que você apresentou próximo do rosto. Na página do autoatendimento do eleitor, clique no serviço que você busca:

Confira aqui todas as informações necessárias para regularizar o seu título de eleitor.

Central de Atendimento ao Eleitor

Endereço: Rua Delegado José Alfredo Hardman (antiga Rua do Diário), 180, Jardim Veraneio - Campo Grande – MS

Telefone: (67) 2107-7242

Último dia para regularizar título
Último dia para regularizar o título eleitoral. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Veja também

Decisão determina multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento

Últimas notícias