Último dia para regularizar título a tempo de votar nas eleições deste ano é tranquilo no TRE-MS
Neste último dia, o horário de atendimento será até às 19 horas.
Wendy Tonhati –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O último dia para regularizar o título eleitoral e votar nas eleições deste ano é tranquilo no TRE-MS (Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Na manhã desta quarta-feira (4), uma pequena fila se formava na porta do órgão e os atendimentos fluíam com rapidez.
A expectativa para o último dia, era de movimento intenso e que fossem superados os atendimentos da última terça-feira (3). O TRE-MS até colocou até cadeiras de plástico para dar conta da demanda esperada de eleitores, contudo nesta manhã, o movimento é bem tranquilo e com poucas pessoas esperando o atendimento no local.
Conforme o TRE-MS, na terça-feira (3), foram atendidas quase 800 pessoas: foram distribuídas 643 senhas para atendimento e 136 atendimentos por agendamento. No Cijus (Centro Integrado da Justiça) foram atendidas 41 pessoas que compareceram sem agendamento e 36 com agendamento.
“A expectativa era de um movimento maior, desde o período da manhã. Esperávamos fazer mais atendimentos do que ontem, mas está tranquilo até agora. Pode ser que à tarde tenhamos um movimento com mais eleitores”, explica Kenia Alves, chefe de cartório e supervisora na Central de Atendimento ao Eleitor nesta manhã.
O prazo para o alistamento de eleitores e a realização de alterações no cadastro eleitoral – como atualização de endereço, inclusão de nome social e mudança de zona ou seção eleitoral, entre outros – encerra-se nesta quarta-feira (4).
A jovem Daniele de Oliveira dos Santos, de 18 anos, vai votar pela primeira vez e foi procurar atendimento presencial, pois não conseguiu concluir o processo pela internet. Ela fez o agendamento e o atendimento foi rápido, segundo ela. “Tentei fazer pela internet e estava dando erro e não consegui concluir. Fiz o agendamento e hoje foi bem rápido. Gostei bastante”, diz Daniele.
Já a diarista Vilma Soares Pereira, de 58 anos, foi transferir o título eleitoral de Santa Catarina, estado onde morou nos últimos anos, para Campo Grande. Por morar perto do TRE-MS, nem tentou fazer o procedimento pela internet.
“Eu sou daqui, mas estava morando em Santa Catarina e agora tem que transferir o título para votar aqui. Como eu moro perto daqui, resolvi vir aqui, porque eu gosto de andar”, diz Vilma.
A partir de quinta-feira (5), não serão mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da Justiça Eleitoral será fechado para as eleições de outubro. De acordo com o calendário eleitoral, o Tribunal divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022.
Como regularizar pela internet:
Alterações cadastrais como novos alistamentos podem ser feitos sem sair de casa, por meio da internet, num computador ou até mesmo num smartphone, acessando o Autoatendimento do Eleitor no Portal do TSE.
Antes de fazer a solicitação, é preciso fotografar a frente e o verso de um documento oficial com foto (pode ser o RG ou a CNH, por exemplo) e também um comprovante de residência recente, como uma conta de água ou luz, ou a fatura do celular ou do cartão de crédito. Além disso, é preciso tirar uma selfie segurando um documento que você apresentou próximo do rosto. Na página do autoatendimento do eleitor, clique no serviço que você busca:
Confira aqui todas as informações necessárias para regularizar o seu título de eleitor.
Central de Atendimento ao Eleitor
Endereço: Rua Delegado José Alfredo Hardman (antiga Rua do Diário), 180, Jardim Veraneio – Campo Grande – MS
Telefone: (67) 2107-7242
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.