O ingresso nas graduações da em 2022 também poderá ser feito por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação). Ao todo serão 1.079 oportunidades em 111 cursos distribuídos em todos os câmpus.

Os cursos e vagas na UFMS podem ser consultados no site ingresso.ufms.br, no menu “Sisu”, no Termo de Adesão. Haverá oportunidades para ampla concorrência e também reservadas com base na Lei nº 12.711/2012. O ingresso será no primeiro semestre de 2022, exceto para os cursos de Direito (noturno), Engenharia Civil (vespertino/noturno) e Pedagogia (noturno) ofertados em Campo Grande, que terão a seleção e a matrícula agora, mas o ingresso será no segundo semestre.

As inscrições para o Sisu 2022 estarão abertas de 15 a 18 de fevereiro e deverão ser feitas exclusivamente no site sisu.mec.gov.br. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de curso.

Para participar é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021, ter obtido nota maior que zero na redação e não ter participado na condição de treineiro. A divulgação do resultado do está prevista para 11 de fevereiro no site enem.inep.gov.br.

O resultado da chamada regular do Sisu 2022 está previsto para 22 de fevereiro. O período de matrícula ou registro acadêmico dos selecionados junto à está previsto para 23 a 28 de fevereiro.

Lista de espera

Os candidatos que não forem convocados em nenhuma das opções na chamada regular ainda poderão concorrer a uma vaga por meio da Lista de Espera do Sisu 2022. Para participar os interessados deverão acessar o site do Sisu entre 22 e 28 de fevereiro e manifestarem o interesse. Essa lista será utilizada para uma única chamada.

Finalizada a Lista de Espera do Sisu, os candidatos que não tiverem sido convocados até então, e ainda desejarem ingressar no curso selecionado, deverão se inscrever na Lista de Espera da UFMS. As instruções estarão contidas nos editais que serão publicados no site ingresso.ufms.br. Assim, os interessados terão chance de serem convocados nas chamadas posteriores da Universidade.

Os candidatos que já estejam participando dos processos seletivos Vestibular UFMS e/ou PASSE podem também participar do Sisu 2022, desde que estejam de acordo com as regras específicas do processo seletivo. Os interessados em concorrer às vagas ofertadas pela UFMS por meio do Sisu 2022 devem ficar atentos aos sites sisu.mec.gov.br e ingresso.ufms.br, onde serão publicados os editais e orientações para cada etapa da seleção.