Três Lagoas recebe mais 10 leitos de UTI para Covid-19 e síndrome respiratória grave

Leitos serão abertos nesta quarta-feira
| 15/02/2022
- 19:45
Ilustrativa
Ilustrativa - (Foto: Divulgação / Prefeitura de Três Lagoas)

A Prefeitura de Três Lagoas e o Governo do Estado de abrirão, a partir desta quarta-feira (16), mais 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no município. Somando assim, 20 leitos de suporte ventilatório Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) não Covid. A medida tem o intuito de ampliar a rede de atendimento disponível no Hospital Auxiliadora.

Assim como já ocorreu em outros momentos da pandemia, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e de SES (Secretaria de Estado de Saúde) buscam se antecipar para evitar a superlotação e, principalmente, a falta de leitos de UTI, o que pode significar a perda de uma vida, caso não tenha disponível. O custeio desses leitos será 100% via Estado e a operacionalização pelo Município.

Segundo Elaine Fúrio, secretária da pasta de Saúde, “apesar dos números de internações virem se estabilizando, a ocupação sempre está quase ou em 100%, logo estamos nos preparando para que, caso venha ser necessário mais leitos estes já estejam disponíveis”.

Elaine, no entanto, aproveitou para reforçar a importância dos cuidados básicos, como distanciamento e uso de máscara e higienização das mãos. “Mais que isso, reforçamos a importância da vacinação de todos, pois as vacinas se comprovaram eficazes no momento em que mesmo tendo séries históricas de casos positivos por dia, o número de internações e mortes foram muito inferiores aos cenários de menor contaminação pelo vírus no ano passado, por exemplo”, finalizou.

Ocupação de leitos

Conforme o boletim de segunda-feira (14), o último a ser emitido pela Vigilância Epidemiológica até o presente momento, dos 10 leitos respiratórios Covid-19 disponibilizados até esta terça-feira (15) pelo setor público, 90% estavam ocupados.

Veja também

Também é possível parcelar as dívidas entre 13 a 24 vezes, com desconto de 80% através do Refis

Últimas notícias