A chegada da nova frente fria derrubou as temperaturas nesta segunda-feira (8) em várias regiões do Estado. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica queda ainda mais acentuada nos termômetros nesta semana, com mínima de 7°C em .

Conforme o monitoramento, a previsão para a semana indica tempo instável, devido ao deslocamento de cavados, transporte de umidade vindo da e, entre a segunda-feira (8) e a terça-feira (9), tem previsão de uma intensa frente fria com queda das temperaturas em praticamente todo o MS.

O prognóstico aponta que quase todo o MS deve ter temperaturas geladas, favorecido pela formação de nuvens e chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios, principalmente na região sul e norte. Nas outras regiões são esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada e também pode ocorrer a formação de tempestades.

Na terça-feira (9) segue o tempo instável, com muitas nuvens e probabilidade para chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento entre 30-70 km/h nas regiões norte e bolsão devido ao avanço de cavados, aliado ao transporte de umidade vindo da Amazônia e a formação de um ciclone extratropical associado à frente fria.

São esperadas temperaturas mínimas entre 10 a 12°C e as máximas podem atingir valores de até 19°C nas regiões sul-fronteira, cone-sul, grande e sudoeste do Estado. Já nas outras regiões, as mínimas ficam entre 15-17°C e as máximas podem chegar aos 26°C. Na capital, a mínima será de 11°C e a máxima de 20°C.

Já na quarta (10) e quinta-feira (11), a queda será significativa com mínimas entre 7°C a 12°C e máxima de 23°C, principalmente nas regiões sul-fronteira, cone-sul, sudoeste, grande dourados, leste e Campo Grande. A meteorologia indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade e queda nas temperaturas com sensação de frio em todo MS, com probabilidade para ocorrência de geada fraca a moderada na região sul do Estado.

Para as regiões do cone-sul, sul-fronteira, Grande Dourados e sudoeste, as mínimas ficam entre 7 a 10°C e as máximas de até 23°C; de 8 a 12°C e máximas de até 24°C nas regiões norte e bolsão; e 8°C com máxima de 20°C em Campo Grande.

previsão semanal Cemtec

Previsão para os próximos dias

A previsão indica probabilidade de chuvas com acumulados de até 100 mm, principalmente para as regiões do bolsão, norte e Campo Grande. Para o restante do Estado espera-se acumulados de até 50 mm neste período. Porém, segundo o balanço, estas chuvas devem se concentrar ainda nesta segunda e terça-feira e nos dias 17 e 18 deste mês, onde deve chegar uma nova passagem de frente fria.

Já no dia 19 de agosto são esperadas temperaturas mínimas entre 5 a 7°C no extremo sul e 7 a 10°C no centro-sul do MS. Vale lembrar que a previsão semanal pode sofrer alterações devido às incertezas inerentes às previsões que ultrapassam três dias.