Senado aprova título de Capital Nacional do Chamamé para Campo Grande

Título de Capital Nacional do Chamamé é concedido a Campo Grande
| 18/02/2022
- 03:05
Reprodução
Reprodução

O aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (17) o título de Capital Nacional do Chamamé para Campo Grande. O senador (PSD) relatou o Projeto de Lei (PL) nº 4.528, de 2019, de autoria do deputado Fábio Trad, que propôs o reconhecimento e teve, antecipadamente, a aprovação na Câmara Federal no fim do ano passado.  

“A concessão do título de Capital Nacional do Chamamé será uma justa homenagem não só à comunidade campo-grandense, mas a todos aqueles que têm um grande apreço pela arte musical”, disse o senador Nelsinho Trad.

Nelsinho também recordou no plenário, os nomes dos músicos que fazem parte da história do chamamé em terras sul-mato-grossenses. “Zé Correa (in memorian), Dino Rocha (in memorian), Rivelino (“O Craque do Chamamé”), Maciel Correa, Gregório, Jaqueline (A Musa Pantaneira), Castelo, Ado, Amambai e Amambaí, Marozane, Elinho do Bandoneon, Jânio Fagundes Borges, Lauredi Borges Sandim, Ariadna Leonor, Luciene Chamamazeira, Orlando Rodrigues, Dom Ramon, Humberto Yule e Maurício Brito.”  

Nelsinho lembrou que Zé Correa, com o seu inédito estilo musical, promoveu uma força renovadora sobre o chamamé, que vem do norte da Argentina. “A criação dessa técnica ímpar foi responsável por estabelecer um estilo sul-mato-grossense de tocar o chamamé que é ouvida nas rádios de Mato Grosso do Sul”, disse o senador Nelsinho Trad. 

“Estou muito feliz com a aprovação do Senado e aguardo ansioso pela sanção presidencial. O projeto veio de encontro com uma reunião em meu escritório com ilustres chamamezeiros que apresentaram razões para essa proposta, defenderam que Campo Grande mereceria ter essa identidade cultural e eu me convenci e apresentei o projeto, foi uma vitória para nós, os sul-mato-grossenses”, comentou o deputado Fábio Trad. 

Veja também

Índice de baixa umidade deve variar entre 30% e 20% ao longo do dia, segundo o Instituto

Últimas notícias