SED apura suposto caso de racismo de professor contra aluno em escola de Campo Grande

Aluno estava de meias de cor preta e professor também teria o chamado de ‘molambo’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Reprodução

Usando meias pretas, um aluno negro teria supostamente ouvido de um professor que ele não poderia usar meias ‘cor da pele’ nesta sexta-feira (9), em escola estadual no Bairro Estrela do Sul, em Campo Grande. A SED (Secretaria Estadual de Educação) vai apurar a denúncia.

Conforme denúncia feita por colega, além das meias, o jovem estava de short cinza e os comentários do professor deixaram quem presenciaram desconfortáveis. “[O professor] disse também que ele não poderia vim com o short preto, porque seria como se ele estivesse vindo nu a escola”, diz postagem da denúncia.

Ainda conforme o relato, o aluno apenas riu da situação, enquanto teria supostamente ouvido o professor o chamar de ‘molambo’, termo que deriva de um pensamento preconceituoso com os povos pobres e negros escravizados.

Ainda segundo o relato, ninguém teria feito nada no momento, e ele questiona se o caso fosse ao contrário, o aluno certamente teria sido punido. “Estamos na escola pra estudar não pra ser ofendido, muito menos sofrer racismo”, diz aluno em postagem.

Em nota, a SED disse que acompanha o caso e vai instaurar processo administrativo para averiguar os fatos. Não há informações se o caso foi registrado na Polícia Civil. Confira a nota:

A Secretaria de Estado de Educação (SED) acompanha os desdobramentos, por intermédio da Coordenadoria de Gestão Escolar (Coges), com orientações para a referida unidade acerca das devidas providências a serem tomadas. Conforme prevê o protocolo da Rede Estadual de Ensino, os pais/responsáveis foram chamados até a escola para o devido comunicado acerca do ocorrido.

Por fim, a SED informa que será aberto um Processo Administrativo para averiguar os fatos relatados“, diz.

Conteúdos relacionados

Marinete Pinheiro
unei