Saúde amplia vacinação da Pfizer para todas as crianças de 6 meses a 4 anos

Vacina era aplicada apenas em crianças dessa faixa etária com comorbidades

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
vacina covid-19
Vacina contra covid-19 aplicada em crianças (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde ampliou o público para a vacina da Pfizer Baby contra a covid-19 para todas as crianças de 6 meses até 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já tinha dado o aval para o uso.

O Ministério somente recomendada a imunização da faixa etária para crianças diagnosticados alguma comorbidade. A nota técnica foi divulgada nesta terça-feira (27) com assinaturas datadas de sexta-feira (23).

“Sabe-se que o risco de casos graves pela covid-19 diminui conforme a redução da faixa etária, no entanto, o risco de agravamento aumenta em crianças menores de 2 anos de idade, notando-se que esta população teve a incidência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) pela covid-19 e a taxa de mortalidade pela doença superiores à população de 5 a 19 anos de idade”, diz o documento.

Conforme a nova norma, o imunizante será aplicado de forma escalonada e priorizará as crianças com comorbidades. Para aqueles sem fatores de risco a vacinação ocorrerá na seguinte ordem, com base na faixa etária:

  • bebês de 6 meses a menores de 1 ano;
  • crianças de 1 a 2 anos;
  • crianças com 3 anos;
  • crianças com 4 anos de idade.

O esquema de vacinação é uma série primária de três doses de 0,2 ml. As primeiras vacinas são administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira pelo menos oito semanas depois.

Conteúdos relacionados