Santa Casa tem a 9ª captação de órgãos no ano em Campo Grande
Vítima de traumatismo em acidente doou rins e fígado a pacientes de Rio Branco e São Paulo
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na manhã desta segunda-feira (30), a OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande realizou mais uma captação de órgãos. O homem de 36 anos, vítima de traumatismo crânio após sofrer acidente de moto, doou rins e fígado. Esta é a 9ª captação de órgãos em 2022, e beneficiou três pessoas.
O fígado captado foi encaminhado para Rio Branco no Acre. E de acordo com o cirurgião responsável, Dr. Juan Rafael Branez, especialista em transplante de órgãos abdominais, esse processo garante uma nova vida para aqueles que aguardam nas filas por um órgão compatível.
“Não existe transplante sem doação. Num momento de dor, a família poderá dar vida a outra pessoa e isso significa uma segunda chance com mais qualidade de vida para quem recebe o órgão”, destacou Dr. Juan, que atuou junto com o médico assistente, Dr. Filipe Oliveira.
Já os dois rins do paciente foram encaminhados para São Paulo. A extração dos órgãos foi conduzida pela equipe do Serviço de Urologia da Santa Casa e levados para o destino por meio de voo comercial, onde no hospital, os pacientes aguardavam pelo transplante.
Doações de órgãos
A equipe da OPO do hospital é responsável por acompanhar todos pacientes neurológicos graves e também pelo acolhimento dos familiares para que, diante da confirmação da morte encefálica, sejam informados da possibilidade da doação. Sendo de interesse dos familiares, o próximo passo é a busca de possíveis receptores feita pela CET (Central Estadual de Transplante), não existindo condições de transplante no Estado, a busca é realizada no Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
Localizados os receptores compatíveis, inicia-se uma operação de precisão, que necessita cumprir horários rigorosos para que sejam respeitados os prazos máximos necessários para que cada órgão seja transplantado com a menor margem de erro possível.
Neste ano, até abril de 2022, conforme dados levantados pela Organização de Procura de Órgão (OPO), foram registrados 40 diagnósticos de morte encefálica na Santa Casa, sendo que 25 famílias de potenciais doadores foram consultadas, mas apenas oito autorizaram as doações. Uma questão que muito preocupa o serviço, conforme explicou a supervisora de enfermagem da OPO, Paolla Costa Buhler.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.