A primeira etapa do Enem 2022 foi aplicada no último domingo (13), com as provas de linguagens, ciências humanas e redação. A próxima avaliação está marcada para este domingo (20) para as questões de matemática e ciências da natureza. 

Nesse período, é comum que os candidatos fiquem ansiosos ou em dúvida se é o momento de relaxar ou potencializar o estudo. De acordo com o professor de Biologia e coordenador do Cursinho Refferencial em Campo Grande, Edilson Silveira, o recomendável é que o aluno desacelere a rotina de estudos na véspera do Enem.

“O momento de estudar com mais aprofundamento já ocorreu. Se o aluno achar pertinente realizar alguma revisão, que seja somente das matérias com maiores pesos para faculdade pretendida e, mesmo assim, apenas uma breve revisão dos conteúdos que achar que ainda está com dificuldade”, explica o professor. 

Provas do Enem são aplicadas em todo país. (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Os candidatos responderão às questões de exatas e biológicas no próximo domingo e o aconselhável é que os alunos fiquem atentos aos conteúdos que exigem teorias associadas a cálculos, principalmente física, química e matemática, pois as questões do segundo dia envolvem muito raciocínio.

Na visão do coordenador do cursinho, os candidatos enfrentam barreiras emocionais e físicas. A prova é extensa e envolve 90 questões objetivas que precisam ser respondidas em até cinco horas. 

“É importante o vestibulando saber seus limites e a hora de dar um tempo para si. Precisa descansar muito nesta reta final. A mente tem que estar clara e descansada. Quanto ao físico, procure exercitar e se alimentar bem. É o mínimo que o aluno pode fazer para si nesta reta final”, aconselha o professor.

Dicas para a prova

Na véspera da prova, o aconselhável é fazer refeições leves e de fácil digestão como frutas, verduras, peixes, saladas e frango grelhado. 

Não é recomendável o consumo de alimentos ultraprocessados e que possam produzir gases como frituras, refrigerantes, hambúrgueres e alimentos ricos em gorduras.

“A minha dica é tentar manter-se o mais calmo possível. Se estiver nervoso na hora da prova, feche a mesma, respire fundo, coloque a caneta na mesa, conte até 20 com os olhos fechados e em seguida tome uma água mineral. Se achar necessário, coma uma barra de cereal. Em seguida retorne à prova. Não deixe a ansiedade tomar conta de si. Controle a ansiedade que vai dar tudo certo”, aconselha Edilson.

Gabaritei Midiamax

O Midiamax lançou, em novembro, o #Gabaritei, série de reportagens e vídeos com professores que abordam os principais assuntos do Enem.  

Clique aqui e confira a série dos episódios que falam sobre história, literatura, geografia, redação e biologia.