Pular para o conteúdo
Cotidiano

Regularização Fundiária se inicia na comunidade no antigo Clube de Campo Samambaia

A Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) está buscando agilizar a situação de 500 famílias
Elias Luz -
regularização
Moradores em assembleia para a regularização fundiária. Foto: Ascom PMCG

A Prefeitura de Campo Grande iniciou, na última sexta-feira (1º), a parte prática do processo de regularização fundiária da Capital. A (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) está à frente da condução do projeto para regularizar a moradia de 450 famílias no local que ficou que abrigou o antigo Clube de Campo Samambaia, na década de 1970.

O clube deixou de funcionar e centenas de famílias passaram a ocupar espaços particulares. Por se tratar de área privada, a Prefeitura de não possuía a prerrogativa para realizar a regularização do local. Segundo Maria Helena Bughi, diretora-presidente da Amhasf, a partir de 2016 mais famílias passaram a ocupar o espaço, o que tornou a área um local de utilidade pública, por abrigar cerca de 2 mil pessoas, sendo a maior parte composta por mulheres, crianças e idosos.

Negociação: 1º passo para a regularização fundiária

Como os proprietários da área concordaram em ceder o espaço para desapropriação, a regularização fundiária passou se tornar realidade. Ao todo, cerca de 500 famílias serão beneficiadas. O Samambaia está localizado na Avenida dos Cafezais com a Rua Bucker, que antes era uma área particular. Enquanto tramitava a ação de reintegração junto ao Poder Judiciário, a Amhasf realizou o cadastro social das famílias da comunidade, com moradias seladas em outubro de 2021. O registro topográfico com georreferenciamento foi iniciado logo em seguida.

A Prefeitura de Campo Grande realizou acordo com a parte proprietária da área para realizar a desapropriação, desafetação e demarcação dos lotes para fins de regularização fundiária – instrumento legal que confere segurança jurídica a essas famílias e a devida inserção à malha urbana da Capital. Desta forma, o projeto prático visando a regularização fundiária do Samambaia saiu do papel e se tornou realidade para a comunidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

enem concursos

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos se encerram neste domingo

Últimas Notícias

Polícia

16 anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homícidio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano

Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana; o objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país

Brasil

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Dez pessoas ficaram gravemente feridas e 20 tiveram escoriações