Registrada em MS, ‘shelf cloud’ é capaz de percorrer centenas de quilômetros, diz Inmet

A ‘nuvem prateleira’ foi formada nos céus do Estado devido a chegada de uma frente fria vinda do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
"Shelf cloud" (Foto: Henrique Arakaki)

O fenômeno ‘shelf cloud’ ou ‘nuvem de prateleira’, surpreendeu os moradores de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (25). As nuvens foram formadas pela chegada da frente fria vinda do Sul e são capazes de percorrer centenas de quilômetros.

Conforme o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Franco Villela, o instituto recebeu os informes da formação e explicou do que se trata.

“Trata-se de uma característica suplementar, chamada de ‘arcus’ de uma nuvem, ou conglomerado destas, geralmente do gênero Cumulonimbus [nuvens pesadas ou carregadas]”, disse.

Em uma tradução livre do Atlas de Nuvem da OMM (Organização Meteorológica Mundial) a ‘nuvem de prateleira’ ela é definida como “rolo denso, horizontal, com bordas mais ou menos esfarrapadas, situado na parte frontal inferior de certas nuvens e tendo, quando extensa, a aparência de um arco escuro e ameaçador”.

‘Os Cbs [Cumulonimbus’s] são nuvens de tempestades que possuem uma forte circulação de ventos. A característica de ‘prateleira’ se forma, geralmente, no sentido do deslocamento dessas nuvens, às vezes produzindo frente de rajadas de, devido aos fortes ventos na intersecção das correntes descendente (saindo da nuvem) e ascendente (entrando)”, explicou Villela.

Vistas em Campo Grande, Dourados e em Sidrolândia, as ‘shelf clouds’ podem percorrer por várias distancias. “Sim, ela pode transitar centenas de quilômetros mas também podem ser dimensões menores. No caso desta foi formada devido a áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria, vinda de sul, pelo estado do MS”, pontuou o meteorologista.

Conteúdos relacionados