Quem pode pedir isenção no Enem? Confira requisitos e condições

Neste ano, o Enem acontece nos dias 13 e 20 de novembro
| 05/04/2022
- 08:40
Página do Participante Enem
(Foto: Reprodução)

O prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do ) de 2022 começou na última segunda-feira (4). A taxa da última edição do exame foi R$ 85, mas algumas pessoas têm direito a isenção.

Segundo as regras do Enem, três grupos se encaixam na isenção da taxa para realizar o exame. Confira se você está em um deles:

  • Participantes que estão cursando a última série do Ensino Médio em 2022, em escolas públicas;
  • Estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou que sejam bolsistas integrais em escolas particulares — esses candidatos precisam ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818 por pessoa.
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) — nesse caso, os interessados deverão informar o NIS (Número de Identificação Social) único e válido.

Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante, clicando aqui. O pedido pode ser feito até o dia 15 de abril. 

pagina enem - Quem pode pedir isenção no Enem? Confira requisitos e condições
Foto: Reprodução

Se encaixa nas regras, mas faltou o Enem 2021?

Os participantes que tiveram a isenção aprovada no Enem 2021 e que não compareceram às provas precisarão justificar a falta para obter novamente a isenção.

Para isso, é necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados e não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.

A lista com os documentos aceitos está no edital publicado no Diário Oficial da União, neste link, entre eles atestados médicos e boletins de ocorrência. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

O prazo de 4 a 15 de abril também vale para esses estudantes que por algum motivo faltaram no dia da prova e que desejam fazer o Enem 2022 gratuitamente.

Enem 2022

O Enem neste ano será nos dias 13 e 20 de novembro. As notas do exame podem ser usadas para ingressar no ensino superior, em universidades públicas e privadas e para participar de programas federais, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Veja também

Entregas foram feitas junto com presidente do Incra, Geraldo Melo Filho

Últimas notícias