Está publicado desde a última sexta-feira (11) o edital para inscrição, seleção e ocupação das vagas dos cursos de graduação na pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu-UEMS 2022).

Os processos serão gerenciados pelo Ministério da Educação e Lista de Espera do Sisu para ingresso neste ano, sendo acompanhados pela PROE/UEMS, por meio da Copese (Comissão Permanente de ). Todas as informações referentes a este Edital e demais atualizações constarão no portal institucional da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), no endereço www.uems.br/ingresso/sisu.

O Edital de Inscrição do SiSU/MEC nº 2, de 18 de janeiro de 2022 e Edital de inscrição do Sisu nº 8, de 27 de janeiro de 2022 referentes a 1º Edição do SiSU 2022 estão disponíveis no endereço acima mencionado. É dever dos/as candidatos/as acessarem o link informado, acessar os respectivos Editais de modo a certificarem-se que preenchem todos os requisitos exigidos para se inscreverem no curso e na modalidade de concorrência escolhida.

A efetivação da inscrição do/a candidato/a implica no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento. A UEMS irá garantir o acesso à Internet para realização da inscrição no SiSU 2022 será disponibilizado nas Unidades Universitárias da UEMS em rede aberta (wi-fi), para uso em equipamento do(a) próprio(a) candidato(a), ou em equipamento da instituição indicado exclusivamente para essa finalidade, de acordo com o horário de funcionamento de cada Unidade, conforme Anexo I – Unidades Universitárias.

Candidatos(as) que visam concorrer às vagas disponibilizadas pela UEMS deverão verificar as informações constantes do Termo de Participação desta Instituição no Sisu, disponibilizado na página eletrônica da UEMS, em www.uems.br/ingresso/sisu e no portal do MEC//SiSU: www.sisu.mec.gov.br.

No Termo de Participação constarão as seguintes informações:

– Cursos;
– Unidades Universitárias;
– Turnos e o respectivo número de vagas por cota – política de ações afirmativas adotadas pela UEMS;
– Pesos e demais informações específicas e relevantes dos cursos de Graduação da Instituição (quando necessário), e documentos para a realização da matrícula.

Quem pode fazer a Seleção do Sisu UEMS 2022?

O SiSU 2022 destina-se ao/a candidato/a que realizou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) referente ao ano de 2021 e concluiu o Ensino Médio até a data prevista para a matrícula, EXCETO na condição de treineiro(a). Para a efetivação da matrícula, o(a) candidato(a) deverá certificar-se dos documentos exigidos no Edital de Convocação para Matrícula, que será disponibilizado no endereço eletrônico UEMS: www.uems.br/ingresso/sisu.

Os resultados do Sisu 2022 serão válidos somente para ingresso no ano letivo de 2022 até o limite do número de vagas dos cursos, conforme Anexo II – Cursos e Vagas. O início das aulas será em março de 2022, de forma presencial.

Política de Reserva de Vagas na UEMS

Dentro do processo Sisu-UEMS 2022, em cumprimento ao disposto na RESOLUÇÃO CEPE-UEMS nº 2.313, de 4 de agosto de 2021, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será pelas modalidades de concorrência abaixo relacionadas:

a) por Acesso Universal (Vagas Gerais); e
b) por Regime de Cotas em seus cursos, sendo:
I. 20% (vinte por cento) para candidatos(as) Negros/as (preto/a e pardo/a) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
II. 10% (dez por cento) para candidatos(as) Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
III. 10% (dez por cento) para candidatos(as) Residentes em Mato Grosso do Sul.

Os/as candidatos/as deverão, obrigatoriamente, optarem pela vaga à qual desejam concorrer e verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas em decorrência das seguintes Leis: Lei Estadual nº 5.541, de 15 de julho de 2020; a Lei Estadual nº 2.589, de 26 de dezembro de 2002; a Lei Estadual nº 2.605, de 6 de janeiro de 2003.

Da Inscrição

Para a realização da inscrição no Sisu, o/a candidato/a deverá acessar o portal do MEC/ENEM/SiSU http://sisu.mec.gov.br, com o número e a senha utilizada na inscrição da Edição 2021 do ENEM. Caso o(a) candidato(a) não lembre ou tenha perdido a sua senha, deverá recuperá-la em link específico no mesmo portal.

O Sisu ficará disponível para inscrição de candidatos(as) no período de 15 de fevereiro até às 23 horas e 59 minutos do dia 18 de fevereiro de 2022, observado o horário oficial de Brasília-DF, no portal do MEC/ENEM/SiSU, com o endereço acima indicado. O/A candidato/a poderá se inscrever no Processo Seletivo do SiSU em até 2 (duas) opções de curso.

Ao se inscrever no Sisu 2022, o/a candidato/a deverá especificar suas opções de inscrição dentre os cursos e vagas ofertadas pela UEMS em ordem de preferência, local de oferta, curso, turno; e a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer, de acordo com as especificações:

a) às vagas destinadas para VAGAS GERAIS;
b) às vagas reservadas para NEGROS/AS (preto/a e pardo/a);
c) às vagas reservadas para INDÍGENAS; ou
d) às vagas reservadas para RESIDENTES EM MATO GROSSO DO SUL.

É VEDADA a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Durante o período de inscrição, o(a) candidato(a) poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento.

Acesse o Edital AQUI. Acesso o Quadro de Vagas UEMS Sisu 2022 AQUI.