Estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação da e que se inscreveram para o Programa Bolsa Permanência do MEC (BPMEC), já podem conferir a lista de classificação. Os classificados que já estiverem recebendo auxílio permanência do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) têm até este domingo, 27, para enviar e-mail para seaaf.proaes@ufms.br optando por um dos benefícios.

Segundo a técnica em Assuntos Educacionais da Secretaria de e Ações Afirmativas (Seaaf), da Diretoria de Inclusão e Integração Estudantil (Diiest), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Ingrid Queiroz Oliveira de Souza, a Secretaria já enviou e-mail para os estudantes que precisam optar por um dos benefícios, havendo necessidade de que eles respondam a mensagem manifestando a escolha. “É só responder qual auxílio vai querer. Quem tiver qualquer outra dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail seaaf.proaes@ufms.br”, orienta.

Este ano foram disponibilizadas 74 vagas para a Bolsa Permanência do MEC para indígenas e quilombolas, sendo 69 e cinco, respectivamente. “Desde 2019 não tínhamos inscrições para essa bolsa e este ano abriu. Com esse número de vagas tivemos que fazer uma classificação por rendimento acadêmico, então, aqueles estudantes com maior rendimento foram contemplados”, diz Ingrid Queiroz.

Segundo o edital, a previsão é que até o dia 31 de março todos os estudantes classificados recebam a confirmação do cadastro aprovado. “Após 16 dias dessa etapa, o estudante passa ser bolsista e deve ir até a agência bancária cadastrada para fazer o cartão e, então, passa a receber o valor da bolsa que é de R$ 900 mensais”, complementa a técnica da Diiest.

Ela lembra que o estudante que recebe a bolsa precisa ter no mínimo 50% de aproveitamento no semestre. “Caso ele não alcance esses 50%, ocorre a da bolsa durante o semestre e, assim que ele conseguir esse índice ele volta a receber”, conclui Ingrid Queiroz.

Mais informações, basta acessar o edital. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail seaaf.proaes@ufms.br.