Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prognóstico de verão indica calor acima do normal e chuvas abaixo da média para MS

Temperaturas devem ficar entre 40-60% acima do normal na maioria de MS; região leste e nordeste tem previsão de chuva e calor mais 'ameno'
Fábio Oruê -
sol verão calor
Sol forte em Campo Grande antes das 7h (Foto: Henrique Arakaki / Jornal Midiamax)

O verão começa em na próxima quarta-feira (21) e deve ter calor acima do normal e chuvas abaixo da média histórica em algumas regiões do Estado, conforme o prognóstico do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e de MS), divulgado nesta segunda-feira (19).

De acordo com o documento, principalmente a parte sul de MS terá chuvas abaixo do normal em Dezembro/Janeiro/Fevereiro. Já para o trimestre Janeiro/Fevereiro/Março, o prognóstico indica precipitação dentro da faixa normal do Estado.

A análise segue duas projeções: o que utiliza média de múltiplos modelos climáticos (ensemble) e o utilizado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O modelo do instituto mostra uma maior irregularidade das chuvas, com regiões acima e abaixo da média histórica para o período.

A precipitação deve seguir irregular e abaixo (principalmente no sul de MS) ou dentro da faixa normal para o período do verão. Conforme o Cemtec, isto corrobora com dados observados entre 1 a 18 de dezembro onde, por exemplo, choveu 25 mm em Mundo Novo e 31 mm em Sete Quedas (região extremo sul) enquanto em (leste do Estado) o acumulado passou dos 320 mm. A média histórica para dezembro inteiro é entre 180-220 mm nessas regiões.

Chuvas de 500 a 700 mm

No primeiro trimestre de 2023 (o verão vai até 20 de março), a chuva esperada varia entre 500 a 700 mm na maior parte do Estado. Já nas regiões do Cone-sul (), (Corumbá) e Sudoeste (Porto Murtinho) as chuvas variam entre 400 a 500 mm.

Ademais, as regiões sul, sudoeste e oeste do Estado devem ter precipitações “abaixo ou bem abaixo da média climatológica” para o período, enquanto as regiões centro-norte, norte e leste devem apresentar chuvas acima ou bem acima do normal.

calor
Previsão de temperatura no primeiro trimestre de 2023 (Foto: Cemtec)

Calor acima do normal

Em relação a previsão climática da temperatura do ar para o verão, os dois modelos indicam que as temperaturas tendem a ficar acima da média histórica para o período, em grande parte de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o modelo do Inmet, a previsão indica que as temperaturas podem ser 40-60% acima do normal, na maioria das regiões de MS – com exceção de partes da região leste e nordeste que as temperaturas tendem a ficar levemente abaixo da média histórica devido a previsão de mais chuvas nessas regiões.

Os dados apontam que as temperaturas médias estão entre 25-27,5°C na maior parte do Estado. No sul, entre 22,5-25°C e no extremo oeste entre 27,5-30°C. Em relação à atuação do fenômeno da La Niña, que já atua por 3 anos seguidos, o modelo indica 50% de continuidade da La Ninã e 50% de neutralidade para o 1º trimestre do ano que vem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Edu Guedes recebe alta médica e Ana Hickmann comemora: “De volta em casa”

Amigos e familiares realizam vakinha para ajudar servidor a fazer uma cirurgia de urgência

VÍDEO: Homem é preso por receptação ao bater carro furtado em poste no Guanandi

Fazenda foi alugada para ser o balneário municipal de Paranaíba em 2023, estrutura não funciona. (Reprodução)

TCE-MS manda e prefeito de Paranaíba suspende pagamentos por balneário público que não funciona

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Solidariedade que cura: Bispo Bruno Leonardo doa R$30 mil para tratamento de jovem com câncer

Últimas Notícias

Cotidiano

Com investimento de 142 milhões, Brasil voltará a fabricar insulina 100% nacional

Aproximadamente 350 mil pessoas com diabetes serão beneficiadas

Polícia

Mulher é presa tentando despachar gerador com 90 quilos de drogas para o RJ

Foram apreendidos três celulares, nota fiscal do produto e o veículo usado para o transporte da droga

Polícia

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Equipe está afastada preventivamente após o ocorrido

Cotidiano

Medida Provisória de Lula visa reduzir impacto de alta na conta de luz

A proposta visa reverter os jabutis aprovados pelo Congresso Nacional que podem aumentar a conta