Processo seletivo ‘Quero Ser UFMS’ aceita notas do Enem, Vestibular e Passe para ingresso na universidade

Inscrições devem ser realizadas até a próxima segunda-feira (28)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Fachada da UFMS em Campo Grande
Fachada da UFMS em Campo Grande (Foto: Divulgação / UFMS)

O processo seletivo Quero Ser UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (28). Logo, os estudantes que participaram de edições anteriores do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), do Vestibular UFMS e do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) têm mais uma chance para ingressar nos cursos de graduação da universidade.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon Vieira, explica que as oportunidades foram geradas a partir de vagas que não foram preenchidas nos processos seletivos do Vestibular e Passe. “O Quero Ser UFMS é uma nova chance que os nossos jovens têm de ingressar na Universidade e fazer um curso de graduação. Neste ano, estamos oferecendo 1.457 vagas, distribuídas em 63 cursos”.

Podem participar da seleção, os candidatos que prestaram o Enem entre os anos de 2017 e 2021, quem realizou a prova do Vestibular UFMS entre 2019 e 2022 ou, ainda, quem participou da 3ª etapa do Passe nos triênios 2018-2020 ou 2019-2021.

“Os candidatos serão classificados de acordo com a nota e a quantidade de vagas no curso que eles escolheram”, afirma o pró-reitor. As oportunidades são divididas igualmente entre ampla concorrência e reserva de vagas.

Há oportunidades na Cidade Universitária, em Campo Grande, e nos Câmpus de Aquidauana (Cpaq), de Chapadão do Sul (CPCS), de Coxim (CPCX), de Naviraí (CPNV), de Nova Andradina (CPNA), do Pantanal (Cpan), de Paranaíba (Cpar), de Ponta Porã (CPPP) e de Três Lagoas (CPTL).

Como se inscrever

Para concorrer às vagas, os interessados devem realizar cadastro on-line. Após o preenchimento do formulário, os candidatos receberão a liberação do acesso por e-mail. Em seguida, poderão acessar a Área do Candidato, quando devem selecionar o município, unidade e curso que desejam concorrer. 

É necessário, ainda, digitar o número de inscrição do Enem, Vestibular UFMS ou Passe e o respectivo ano de realização do processo seletivo. Quem não tem o número de inscrição do Vestibular ou Passe pode consultá-lo no site da Fapec. Por fim, é preciso anexar cópias do documento oficial de identificação com foto e CPF. Os candidatos às vagas no curso de Música precisam fazer a Prova de Habilidades Específicas, que deve ser gravada de acordo com as regras do edital. 

A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 30 de março. A publicação da classificação final e convocação dos aprovados deve ser feita no dia 1º de abril. Os editais serão disponibilizados no portal Ingresso UFMS.

 

Conteúdos relacionados