Um mês e meio após a vacina da ser liberada para toda a população, a procura pelo imunizante segue abaixo do esperado em , repetindo desempenho da aplicação em pessoas do grupo de risco. Com a chegada do inverno, a Prefeitura teme novo surto da , a exemplo do registrado em janeiro deste ano.

“É uma situação preocupante. As pessoas não estão dando a devida importância para a proteção individual. A vacina é o que reduz internações, complicações e óbitos decorrentes de infecções e quem não se vacina fica vulnerável”, avalia a superintendente de vigilância em saúde do Município, Veruska Ladho.

De acordo com ela, historicamente no inverno é registrado aumento das transmissões de vírus respiratórios, por isso o Município faz apelo para que os moradores se protejam. “A vacina vai continuar disponível nas unidades de saúde para moradores a partir dos seis meses e enquanto existir estoque”, finaliza.

Vacina da gripe

A vacina contra Influenza protege contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B, cepas que estão circulando no momento. A dose pode ser aplicada em todas as unidades de saúde da cidade, obedecendo aos horários de funcionamento das salas de vacinação, normalmente entre 7h30 e 11h e das 13h às 16h45.

Somente neste ano, Campo Grande registrou 37 óbitos por Influenza durante um surto atípico da doença em janeiro.