Prefeitura de Três Lagoas emite alerta para possível surto de Dengue e Chikungunya

No acumulado dos últimos 12 meses já foram contabilizados 2.014 casos de dengue em Três Lagoas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Dengue
(Foto: Arquivo, Jornal Midiamax)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), tem intensificado as atividades de combate ao Aedes aegypti, além de ações com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter os cuidados no combate à doença. A medida leva em consideração o alerta do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde.

No acumulado dos últimos 12 meses, Mato Grosso do Sul notificou 47.321 casos de dengue. Em Três Lagoas, já foram contabilizados 2.014 casos, os números seguem a alta de casos registrados no país. Por conta disso, o Ministério da Saúde e a SES (Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul) estão alertando as autoridades municipais da área da saúde para risco de surto/epidemia de Dengue e Chikungunya no próximo verão.

Ações promovidas pela SMS

A SMS realiza o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti), com ações nos quarteirões onde foram encontrados focos de mosquitos, inspeção nos quintais, eliminação de criadouros, tratamento focal com larvicida e orientações a população sobre os cuidados.

Outra medida intensificada são as visitas aos pontos estratégicos (borracharias, ferros velhos, oficinas, floriculturas, etc.) com periodicidade quinzenal em parceria com a Vigilância Sanitária.

Desde o dia 6 deste mês a Prefeitura deu start no “Mutirão da Limpeza”, ação que instala caçambas nos bairros da cidade para auxiliar os moradores a juntar e descartar materiais e resíduos que possam vir a ser criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika), Flebótomo (Leishmaniose) e escorpiões.

Os servidores do setor de Endemias fazem bloqueio de casos com bomba costal motorizada e controle mecânico nos endereços dos casos notificados de Dengue e Chikungunya.

Todo pneu inservível descartado em vias públicas é recolhido pela SMS e encaminhado para a destinação adequada, o Ecoponto.

A Prefeitura em parceria com imobiliárias, corretores e a Promotoria realizam visitas aos imóveis de Três Lagoas fechados para aluguel e venda, a fim de verificar a existência de focos do mosquito.

Monitoramento de logradouros com inspeção e tratamento com biolarvicida (bueiros, boca de dragão, alagados, guias de sarjetas, galerias, cavidades de árvores) é promovido pela SMS.

A SMS também promove reuniões mensais do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, a reunião tem como objetivo a discussão de propostas, ações e avaliação de resultados no enfrentamento à dengue e outras doenças relacionadas ao mosquito transmissor. O Comitê é composto por representantes dos setores público, privado e da sociedade civil de Três Lagoas.

O setor de Promoção da Saúde da SMS realiza ações educativas em escolas, praças e empresas da cidade, com o intuito de conscientizar a população da importância do combate a essas doenças.

Já o setor de Entomologia promove o monitoramento de bueiros com armadilhas ovitrampas, devido a eficácia dessa ação, o Município irá apresentar os resultados alcançados com o monitoramento e outras ações realizadas pela Prefeitura de Três Lagoas no combate ao Aedes aegypti, no 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP), nos dias 13 a 16 de novembro, na cidade de Belém, no Pará.

O coordenador do setor de Endemias, Alcides Ferreira, enfatiza que o Município trabalha desenvolvendo medidas de combater a Dengue e Chikungunya em Três Lagoas, entretanto nenhuma ação será eficaz se não houver a participação efetiva da população nesta guerra contra o mosquito.