Posso ser ‘sommelier’ de vacina na hora de imunizar meu filho?

Confira a resposta da Secretaria Municipal de Saúde
| 21/02/2022
- 21:50
Vacinação infantil
Vacinação infantil, ilustrativa - (Foto: Leonardo de França / Jornal Midiamax)

O fenômeno do ‘sommelier’ de vacinas ocorreu durante a aplicação das primeiras doses do imunizante contra a Covid-19, e o seu fantasma assombra a vacinação infantil. Mas afinal, você pode escolher o imunizante que seu filho vai tomar? O jornal Midiamax conversou com (Secretaria Municipal de Saúde) para obter essa resposta.

Conforme a secretaria, quem tentar escolher em qual plataforma (baia onde tem a marca que o ‘sommelier’ deseja) se imunizar, a Sesau orientará que não há esta possibilidade. Explicando que a aplicação é feita com a vacina que está disponível.

Se mesmo assim a pessoa insistir por um imunizante específico, ele é orientado a se retirar da fila para que não atrapalhe o fluxo de imunização das demais pessoas que ainda aguardam pela vacinação. Nestes casos, é comum que esta pessoa busque por outra unidade, e a mesma orientação será repassada a ela.

Crianças

Dentre as crianças, somente em crianças com comorbidades ou com cinco anos de idade que a aplicação é específica. Os demais públicos entre 6 e 11 anos, a vacina a ser aplicada será de acordo com a disponibilidade no local.

Veja também

As inscrições estão abertas até 4 de julho

Últimas notícias