A comunidade japonesa em está em luto após o assassinato do ex-ministro do Japão, Shinzo Abe, morto a em comício nesta sexta-feira (8) na cidade de Nara.

Em nota encaminhada ao Jornal Midiamax, a Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira em Campo Grande disse estar perplexa com o crime.

 “Como povo cristão, a notícia nos entristece bastante. A morte, por si só, já é uma tragédia! A forma como se deu, aonde aconteceu e quem foram os protagonistas, nos deixa sem ação, extremamente perplexos! Nossas condolências à Família de Shinzo Abe e à população do ”, disse.

Shinzo Abe, de 67 anos, foi primeiro-ministro do Japão entre 2006 e 2007 e, mais tarde, entre 2012 e 2020.

Conforme divulgado pela polícia japonesa, um suspeito foi detido no ataque, Tetsuya Yamagami, com cerca de 40 anos. Ele é suspeito do homicídio e com ele foi apreendido uma arma.

O comício realizado na cidade de Nara acontecia antes das eleições para o Senado japonês, marcadas para domingo (10). Abe discursava em apoio a Kei Sato, um membro da câmara alta do Parlamento que concorre à reeleição como representante da cidade de Nara.