Pedido de isenção no Enem 2022 começa na segunda-feira

Participantes terão até o dia 15 de abril para fazer a solicitação de isenção
| 03/04/2022
- 16:41
Exame Nacional do Ensino Médio, Enem
Reprodução/Diário Carioca

O prazo para os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) solicitarem a isenção da taxa de inscrição para a 2022 e de justificativa de ausência no exame de 2021 começa na segunda-feira (4). De acordo com informações do MEC (Ministério da Educação), os interessados devem realizar os procedimentos por meio da Página do Participante até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 15 de abril.

Para justificar a ausência no Enem 2021 e/ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para a edição de 2022, o participante deve informar o número de seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a sua data de nascimento. Também é necessário informar endereço de e-mail e número de telefone válidos.

A justificativa de ausência é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2022. Para isso, é necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência.

Requisitos

Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 o participante que esteja cursando a última série do ensino médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública ou que cursou todo o ensino médio como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também pode solicitar a isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de de baixa renda, e que esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Inscrição

A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2021 não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022 (Digital ou impresso), isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante, conforme edital específico, a ser publicado.

Confira o Edital n.º 14/2022

Acesse a Página do Participante

Saiba mais sobre o Enem

(Com informações do MEC)

Veja também

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 9,4% em abril deste ano, o menor...

Últimas notícias