O Ministério do Meio Ambiente decretou nesta segunda-feira (21), através do Diário Oficial da União, situação de emergência ambiental em todo Mato Grosso do Sul. O Estado vem sofrendo drasticamente com registro de incêndios em áreas de preservação nos últimos anos.

Conforme a portaria assinada pelo ministro Joaquim Leite, determina situação de emergência ambiental de abril ao mês de novembro deste ano. Além do MS, outros estados também estão na lista.

De acordo com o coordenador da Estadual, tenente-coronel Fábio Catarineli, a Portaria faz parte do plano de combate a incêndios florestais no Estado, já que favorece a contratação de brigadistas que vão atuar pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) no Pantanal, em áreas de difícil acesso e em terras indígenas.

“Temos observado que esses meses (de maio a dezembro) são os mais críticos em relação aos incêndios florestais. Então, a contratação dos brigadistas, feita pelo (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), é baseada na tendência das questões meteorológicas”, explicou.

Os brigadistas são contratados por seis meses, explicou o coordenador do Prevfogo em Mato Grosso do Sul, Márcio Yule. São cerca de 100 pessoas. “30 ficam no Pantanal de Corumbá e 15 em quatro brigadas indígenas, duas Kadiwéu e duas Terena, além de supervisores e agentes de manejo”, contou. Para este ano, a expectativa é de que o número de combatentes aumente.

[Colocar ALT]
(Foto: Chico Ribeiro/Governo do Estado)

Conforme o Governo do Estado, mais de R$ 56 milhões foram destinados para auxiliar nas ações e equipamentos do Corpo de Bombeiros, estrutura da corporação, aeronaves, embarcações e viaturas.

“O destaque da nova frota é o avião Air Tractor, do modelo AT-802F. Entregue em dezembro passado, a aeronave transporta até 3 mil litros de água e é apontada mundialmente como um dos melhores equipamentos para combate a incêndios florestais, principalmente em locais de difícil acesso às equipes terrestres de bombeiros, como no Pantanal”.

As medidas de prevenção e combate adotadas pelo Governo do Estado já têm surtido efeito. O número de focos de incêndios no Pantanal entre os meses de janeiro e novembro de 2021, por exemplo, foi 63% menor na comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados são do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

(Com informações da assessoria de imprensa)