Pais reclamam de horários de vacinação de crianças na semana e pedem horário noturno em Campo Grande

Sesau afirmou que há plantão aos sábados e domingos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pais e responsáveis de crianças aptas a serem imunizadas contra a covid em Campo Grande reclamam dos horários em que as vacinas são, atualmente, aplicadas. Conforme os relatos, os horários são incompatíveis com o tempo livre, que normalmente seria após o expediente de trabalho.

A reclamação sobre o horário das vacinas também engloba os demais grupos. Com a aplicação dos imunizantes concentrados às tarde, adultos também reclamam da dificuldade para obter doses de reforço, por exemplo, conforme já foi noticiado pelo Jornal Midiamax.

“A maioria dos pais trabalham neste horário”, reclama uma mãe no post oficial da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) no Instagram. “Vocês tem que rever os horários, pois a maioria dos pais trabalham e fica complicado levar para vacinar”, traz outro comentário.

Procurada pela reportagem, a Sesau detalhou que, além do atendimento durante a semana, a imunização também será realizada nos plantões no sábado e domingo “justamente para atender aqueles que eventualmente não tenham condições de ir até um ponto de vacinação durante a semana”.

“Cabe esclarecer que, neste momento, até mesmo em razão do número limitado de doses, é inviável estender o horário de funcionamento das unidades”, esclarece em nota.

Conforme o calendário divulgado pela pasta, a imunização na Seleta começa às 7h30 e vai até as 16h45. Nas unidades de saúde, porém, há intervalo, começando 7h30 até 11h e das 13h às 16h45.

Nesta quarta-feira (19), podem se vacinar crianças com 9 anos completos ou mais; crianças de 5 a 9 anos com comorbidades ou deficiência permanente (necessário laudo comprobatório) e crianças de 5 a 8 anos quilombolas. A vacina é aplicada apenas com a presença de pais ou responsáveis legais pela criança, ou com apresentação de termo de consentimento assinado e cópia de documento pessoal. Confira o calendário completo abaixo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Secretaria de Saúde – SESAU CG (@sesau_cg)

 

Conteúdos relacionados